

Agricultores familiares terão prazo a mais para fazer inscrição no programa Garantia-Safra. A data de encerramento marcada para dia 20 de fevereiro foi prorrogada até o dia 10 de março de 2026. A coordenação estadual do programa, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), destaca que a prorrogação foi autorizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para os estados de Sergipe e Alagoas.
De acordo com o coordenador do programa em Sergipe, Sérgio Santana, a prorrogação possibilita que os municípios, por meio dos sindicatos de trabalhadores rurais e Secretarias Municipais da Agricultura, possam ampliar o número de beneficiários. “O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar [MDA] disponibilizou para Sergipe 22 mil cotas e a equipe do programa Garantia-Safra, por meio da Seagri, está trabalhando com afinco para levar o seguro ao maior número de agricultores. Hoje, temos 15.749 agricultores de 23 municípios inscritos para a safra atual de 2025/2026, e podemos ampliar esse número”, afirmou.
A coordenação estadual do programa destacou os motivos que levaram o MDA a prorrogar o prazo . “A prorrogação levou em consideração a indisponibilidade temporária do Sistema de Cadastro da Agricultura Familiar [CAF], que impossibilitou a atualização de cadastros existentes, bem como o calendário administrativo do período de Carnaval que abrangeu o período final de inscrição. Nesse contexto, foi oferecida flexibilização pela coordenação nacional do programa, garantindo que o agricultor e os gestores possam concluir as etapas necessárias sem prejudicar o andamento da implementação do programa Garantia-Safra” , explicou Sérgio.
Ainda conforme o coordenador, o pedido de prorrogação não causa nenhum prejuízo que venha prejudicar nem o agricultor, nem o Estado, nem o programa. “As outras etapas de implementação também serão ampliadas, ou seja, prorrogando a data das inscrições do programa Garantia-Safra no estado de Sergipe, fica, também, prorrogado, até o dia 24 de março, o prazo de pagamento dos boletos bancários pelos agricultores familiares, confirmando assim suas inscrições”, indicou.
Inscrições
Para realizar a inscrição, os agricultores devem procurar as secretarias municipais da Agricultura, escritórios da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), ou sindicatos dos trabalhadores rurais, com documentos de identificação em mãos. Ao completar a inscrição, o agricultor recebe um boleto bancário, que pode ser pago na Caixa Econômica ou em casas lotéricas. “A adesão do agricultor é efetivada com o pagamento simbólico de R$ 24, por meio de boleto bancário”, acrescenta o coordenador.
Podem se inscrever os agricultores que possuam renda familiar mensal de, no máximo, um salário mínimo e meio, que não estejam trabalhando com carteira assinada e que plantam entre 0,6 e cinco hectares das culturas tradicionais do semiárido, como feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão. O benefício é pago quando a seca ou o excesso de chuvas provoca a perda de, pelo menos, metade da produção.
Acre Acre e Peru selam acordo entre Zona de Processamento de Exportação e Zona Especial de Desenvolvimento de Ilo para viabilizar saída ao Pacífico
Bahia Chuvas intensas: Governo da Bahia alerta moradores de regiões em risco potencial via WhatsApp
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia concurso público para auditor fiscal com 200 vagas
Acre Programa da Educação, Nadando para o Futuro consolida primeiro ano de atividades
São Paulo Após vistoria, Defesa Civil de Peruíbe faz interdição preventiva da estrada do Guaraú no trecho de serra
Acre Polícia Civil divulga relatório com ocorrências da quina carnavalesca no Acre
Sergipe Interior de Sergipe registra altos acumulados de chuva durante aviso meteorológico
Acre Em favor do Acre, STF decide sobre legalidade de cobrança de ICMS em transferência de gado entre fazendas de mesmo proprietário
Bahia Na Índia, governador garante parceria para produção na Bahia de medicamentos de alta complexidade contra o câncer Mín. 20° Máx. 28°





