

O Curso de Computação do campus professor Alexandre Alves de Oliveira, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), da cidade de Parnaíba desenvolveu um sistema de gestão farmacêutica para o Instituto Floravida, do Grupo Centroflora. O produto tecnológico nomeado de Farmavida foi desenvolvido por meio de termo de cooperação técnica entre Uespi e o Instituto Floravida, uma organização civil sem fins lucrativos, que possui a missão de contribuir com a transformação socioambiental das comunidades inseridas em suas iniciativas, promovendo saúde e educação.
“O curso de Computação da Uespi Parnaíba vem sempre buscando firmar parcerias empresa-universidade, visando prover mercado de experiências práticas aos seus alunos, além de contribuir diretamente com a sociedade, à medida que desenvolve soluções que irão melhorar serviços entregues à população”, destaca o coordenador do projeto e responsável pelo Laboratório de Negócios e Inovação (ENIAC), Rodrigo Baluz.
O programa Farmavida é voltado para gestão farmacêutica e visa atender às necessidades operacionais do Instituto Floravida, apoiando o controle, a organização e a rastreabilidade dos medicamentos utilizados no Programa Pró-Saúde.
Para Sandyele Schneider, farmacêutica e responsável técnica, a plataforma Farmavida representa uma ferramenta de grande relevância para o aprimoramento dos serviços prestados pelo Instituto Floravida, no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A solução ampliará as possibilidades de expansão do projeto de medicamentos, criando oportunidades para o estabelecimento de novas parcerias e colaborações estratégicas, potencializando o alcance social da iniciativa”, completa Sandyele.

O sistema oferece funcionalidades para cadastro e gerenciamento de medicamentos, controle de estoque por lote, validade e quantidade, além de entrada, saída, dispensa e transferência de medicamentos, com registro das operações associado aos usuários responsáveis, garantindo transparência e segurança dos processos.
O produto tecnológico agora segue para o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Uespi, que será responsável pelo pedido de Registro de software junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Em seguida será feita a transferência de tecnologia universidade-empresa, processo que consolida a conversão do conhecimento acadêmico e pesquisa científica em inovações práticas (produtos, serviços ou processos) para o mercado.

Cuiabá - MT Mães de Cuiabá tem a opção de amamentar filhos nas creches e CMEIs
Piauí Estudantes piauienses participam de jornada de imersão acadêmica no Rio de Janeiro a partir desta segunda (23)
Educação HackaTchê Business 2026 está com inscrições abertas para estudantes da Rede Estadual
Educação Governo do Estado abre nova seleção do Alfabetiza Tchê com 110 bolsas para formadores regionais e municipais
Piauí Estudante de escola pública estadual realiza sonho de ser aprovado em Medicina na UFPI
Piauí Rafael Fonteles inaugura novos prédios da Faculdade de Direito e da Biblioteca da Uespi nesta segunda (23) Mín. 20° Máx. 28°





