

No evento que reuniu mais de 20 mil pessoas, a Boneca Kamélia entregou a chave aos Caprichoso e Garantido

FOTO: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
O Sambódromo de Manaus foi tomado pelas cores azul e vermelha na segunda e última noite do Carnaboi, que encerrou oficialmente o Carnaval na Floresta 2026 e abriu simbolicamente os preparativos rumo ao Festival de Parintins. Com público superior a 20 mil pessoas, o evento reafirmou sua força como celebração da identidade cultural amazonense.
O Carnaboi 2026 é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, mostrando o compromisso com a valorização das manifestações culturais que fortalecem a identidade amazônica e movimentam a economia criativa do estado.
O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Caio André, fez um balanço positivo da realização do espetáculo e avaliou como importante o simbolismo da passagem da chave da cidade de Manaus aos bumbás Caprichoso e Garantido.


FOTO: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
“O Carnaboi 2026 não é apenas o encerramento de um ciclo, mas o despertar de uma engrenagem que move o coração e a economia do Amazonas. Ao entregarmos essa chave aos bois, reafirmamos o compromisso do Governo em transformar a tradição em oportunidade, fortalecendo a economia criativa e preparando o terreno para um Festival de Parintins histórico”, afirmou o secretário Caio André.
A programação teve início com os bois de Manaus, Garanhão e Brilhante, que abriram a noite celebrando a união e o fortalecimento do movimento bovino local. O diretor do Boi Brilhante, Arlesson Mota, destacou a emoção de participar mais uma vez do evento. “O Brilhante faz a abertura da segunda noite junto com o Boi Garanhão, nosso grande parceiro. Trabalhamos juntos pelo crescimento do festival. Hoje viemos brincar e mostrar que os bois de Manaus estão vivos”, afirmou.
A noite seguiu com apresentações que mantiveram o público em ritmo de festa, passando por Grupo Toada de Roda e Robson Jr., Luiz Carlos Kboclos e Jardel Bentes, além de Carlos Batata e Black Marialva.

FOTO: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Black Marialva ressaltou a importância do Carnaboi como espaço de valorização artística.“É uma emoção indescritível subir nesse palco. Encontramos aqui uma estrutura maravilhosa e um público que canta com a gente. Só temos a agradecer à Secretaria de Cultura por essa festa.”
O espetáculo também foi marcado pela inclusão. O grupo de dança Garantido Show levou ao palco um balé com muita acessibilidade, reforçando o caráter acessível da programação. Durante sua participação, Carlos Batata destacou ainda a presença de tradução em Libras e audiodescrição.
A programação seguiu com Paulinho Viana, acompanhado do Corpo de Dança do Caprichoso (CDC), que definiu o Carnaboi como o verdadeiro ponto de partida para a temporada folclórica. “Essa festa é uma preparação para o Festival de Parintins. A gente inicia aqui a temporada bovina em Manaus.”

FOTO: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Representando a força da nação azul e branca, o Prince do Caprichoso destacou o simbolismo do Carnaboi como ponte entre o encerramento do Carnaval e o início da temporada bovina, além de agradecer o apoio institucional ao evento. “A gente entrega ao público esse espetáculo com muita alegria, celebrando a nossa cultura e preparando o caminho até Parintins. Quero também agradecer ao secretário Caio André por todo o apoio e por fortalecer esse movimento que mantém viva a arte do boi em Manaus.”
Em nome dos artistas que constroem o espetáculo das duas nações, azul e branca e vermelha e branca, Sebastião Jr. ressaltou a importância do Carnaboi. “É sempre emocionante subir ao palco do Carnaboi, porque é aqui que a gente dá o primeiro passo da temporada bovina em Manaus. Ver o público cantando junto, sentindo a energia das toadas e celebrando essa cultura que é tão nossa mostra que o boi já começou. Só temos a agradecer por essa festa linda e por esse momento que abre caminho para tudo que ainda vamos viver até Parintins”, ressaltou
O momento mais aguardado da noite foi o show conjunto dos bois Caprichoso e Garantido. Primeiro, o Caprichoso levou a torcida azulada à euforia. Em seguida, o Garantido incendiou a galera vermelha, elevando a energia do público ao ápice.

FOTO: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Para além dos artistas, o Carnaboi também foi vivido intensamente por quem faz a festa pulsar: os torcedores azulados e encarnados, que transformaram o Sambódromo em um verdadeiro espetáculo de emoção.
O torcedor do boi Caprichoso, Luiz Oliveira, destacou o sentimento de pertencimento ao ver o bumbá entrar na arena. “Quando o Caprichoso entrou, foi impossível segurar a emoção. A gente sente que a temporada começou de verdade. O Carnaboi é esse momento em que a nação azul se reencontra e já começa a sonhar com Parintins”, disse.
Já uma torcedora do boi Garantido, Luanna Ferreira, celebrou a energia coletiva da galera vermelha. “É uma alegria imensa ver o Garantido nesse palco, com tanta gente cantando junto. O Carnaboi já dá aquele frio na barriga de que o festival está chegando. A gente sai daqui ainda mais apaixonada pelo nosso boi”, raltou
O encerramento simbólico aconteceu com a tradicional entrega da chave aos bois-bumbás Caprichoso e Garantido pela corte carnavalesca, marcando oficialmente o fim do Carnaval na Floresta 2026 e a abertura da temporada bovina.
A noite foi finalizada em clima de celebração com as apresentações de Tony Medeiros e P.A. Chaves, Patrick Araújo e Arlindo Neto, Sebastião Jr. e Márcia Siqueira, culminando no grande encerramento com Mara Lima e Luanita Rangel, que fecharam o evento sob aplausos.
Além do espetáculo musical, o espaço da economia criativa movimentou o público com artesanato, gastronomia e experiências culturais, reforçando o impacto do evento também na geração de renda.
O artista visual e gestor cultural Turenko Beça enfatizou a importância da iniciativa para valorizar os empreendedores locais e fortalecer a presença da cultura do boi também fora do palco. “Aqui o público encontrou desde artesanato até produtos gastronômicos, todos com identidade regional. Também preparamos uma ambientação especial em homenagem a nomes importantes da nossa cultura, criando uma experiência que vai além do espetáculo no palco. A ideia é valorizar esses fazedores de cultura e mostrar que o boi também movimenta arte, memória e geração de renda”, detalhou
Cuiabá - MT Escola Municipal de Música contará com coral infantil e coral de servidores públicos
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos Mín. 20° Máx. 28°





