

Foz do Iguaçu sedia neste fim de semana a etapa de atletismo dos Jogos Paradesportivos do Paraná. Um total de 741 participantes, entre atletas e técnicos, de 45 municípios, reunidos em 150 equipes, participam das competições de sexta-feira a domingo (23 a 25). O evento encerra os Jogos iniciados em maio, em Londrina, com mais de 2 mil participantes, de 49 cidades paranaenses.
As disputas de lançamento de dardo, disco e club, arremesso de peso, salto em altura, salto em distância, salto triplo, 100m, 200m, 400m, 800m, 1500m, 5000m, 4x100m e 4x400m serão realizadas no Complexo Esportivo Costa Cavalcanti.
O secretário de Estado do Esporte, Helio Wirbiski, afirma que os Jogos Paradesportivos do Paraná são o maior encontro das pessoas com deficiência amantes do esporte, tanto aqueles que estão em uma condição já da busca do alto rendimento, como aqueles que estão no início.
“A comunidade do paradesporto nos dá exemplos de luta, de perseverança e, principalmente, de organização” disse Wirbiski. “O paradesporto do Paraná é exemplo para o Brasil, com atletas treinadores de destaque, que vão representar o Brasil na Paralimpíada de Paris. Para nós é um orgulho”.
JOGOS PARADESPORTIVOS EM 2024- Em Londrina, entre 29 de maio e 2 de junho, já foram conhecidos os campeões em 16 modalidades paradesportivas: 11 individuais (badminton, bocha, canoagem, ciclismo, golf 7, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, xadrez) e 6 coletivas (basquete, futsal, goalball, handebol, rugby e vôlei sentado).
Esta 12ª edição da competição é a maior da história. Em 2019, os Jogos contaram com a participação de 1.358 atletas. Em 2022, no retorno da pandemia, foram 1.377 participantes.
Segundo o secretário, a iniciativa faz parte da estratégia estadual de valorização do paradesporto, iniciada em 2019. “É uma vivência paradesportiva reunindo milhares de paratletas”, afirma. “Assumimos o compromisso de que o Paraná na nossa gestão seria referência no Brasil no paradesporto e isso felizmente está se concretizando”.
A programação, documentos, resultados, boletins, cronogramas e outras informações podem ser encontradas no site da Secretaria de Estado do Esporte ( AQUI ).
PARADESPORTO NO PARANÁ– Uma das ações de destaque para o desenvolvimento do paradesporto é o programa Geração Olímpica e Paralímpica, que disponibiliza bolsas-atleta e se tornou uma referência em todo Brasil. Para as Paralimpíadas, dos 28 paranaenses que estarão em Paris (entre atletas e técnicos), 20 são bolsistas do programa. Destes, 12 são apoiados também pelo programa Proesporte.
Nos últimos anos, o Governo do Estado também investiu na distribuição de kits paradesportivos aos municípios, impulsionando o desenvolvimento de diversas modalidades.
FESTIVAIS REGIONAIS– Além dos Jogos, o Governo do Paraná também promoveu neste ano o Festival Paradesportivo das Regionais, levando a diversas cidades oficinas de atletismo, golf 7 e vôlei sentado e dando mais visibilidade aos esportes para pessoas com deficiência.
Foram atendidas as regionais de Cornélio Procópio, Londrina, Guarapuava, Pontal do Paraná, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Maringá, Campo Mourão, Paranavaí, Campo Largo, Umuarama e Ivaiporã.
CENTROS DE REFERÊNCIA– O Paraná também conta com uma Rede Estadual de Paradesporto, iniciativa conjunta entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), para incentivar a prática esportiva por pessoas com deficiência. Pioneira no País, a iniciativa prevê a implantação de 10 Centros de Referência Paralímpicos no Estado até o final deste ano, sendo que sete deles já estão em processo de implantação.
As unidades ficarão nas cidades de Maringá, que recebeu o primeiro centro de referência no Paraná, Curitiba, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, Cascavel, Campo Mourão, Ivaiporã, Londrina e Foz do Iguaçu. Cada uma vai oferecer modalidades diferentes, como atletismo, tênis de mesa, parabadminton, futebol para cegos, goalball, tênis em cadeira de rodas, bocha paralímpica, parataekwondo e judô, entre outras.
Esportes Começam nesta segunda inscrições para programa Bolsa Atleta 2026
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro de São Sebastião 2026 marca abertura da temporada de provas de atletismo com mais de mil atletas
Esportes Fesporte divulga calendário oficial de 2026
Mato Grosso do Sul Após vitória fora de casa, Sesc MS Vôlei/AECGV recebe o Fluminense neste sábado pela Superliga B
Esportes São Paulo receberá em março o Mundial de skate street e park
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro 2026 abre temporada de corridas com mil atletas em São Sebastião
Esportes Treinador esportivo destaca importância do cuidado emocional
São Sebastião - SP Vivências Náuticas da ‘Estação Verão 2026 São Sebastião’ começam nesta sexta-feira na Praça da Vela
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião moderniza sistema de cadastramento de atividades esportivas com nova plataforma digital Mín. 16° Máx. 24°





