Domingo, 03 de Novembro de 2024
19°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Maranhão

Governo inaugura 180º Restaurante Popular do Maranhão em Coelho Neto

A inauguração faz parte do processo de ampliação da maior rede de segurança alimentar da América Latina

04/10/2024 às 17h52
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

Foi inaugurada em Coelho Neto - cidade maranhense a cerca de 364 km de São Luís - a 180ª unidade da rede de Restaurantes Populares do Maranhão. O equipamento foi entregue à população do município nesta quinta-feira (3), durante solenidade com a participação do governador Carlos Brandão. A entrega faz parte do processo de ampliação da rede estadual de segurança alimentar, que já é a maior da América Latina.

A rede de Restaurantes Populares do Maranhão disponibiliza, diariamente, alimentação de qualidade e com preço acessível. Os usuários pagam pelo almoço e jantar apenas R$ 1,00, cada, e café da manhã por R$ 0,50.

O Restaurante Popular de Coelho Neto vai ofertar 250 cafés, 500 almoços e 250 jantares, todos os dias. O governador Carlos Brandão reforça que um dos diferenciais da rede é a oferta de três refeições diárias, a preço simbólico e com qualidade nutricional, beneficiando, especialmente, pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.   

“Chegamos ao restaurante de número 180. Isso aqui vai garantir segurança alimentar para as pessoas de baixa renda. Comida de qualidade a preço simbólico. Não tenho dúvida que esse é o programa mais bem avaliado do nosso governo, porque garante que as pessoas mais humildes, mais pobres, possam ter três refeições por dia”, sublinha Brandão.

A inauguração do restaurante estadual em Coelho Neto vai beneficiar diretamente pessoas como a aposentada Socorro Saraiva. Ela mora com dois netos e agora vai poder reduzir os gastos com alimentação. “Acabei de almoçar aqui no Restaurante Popular. A comida estava nota 10! Esse restaurante foi muito bom pra gente. Cuido de dois netinhos e agora vou levar para eles também”, relata.   

Para a nutricionista responsável pelo Restaurante Popular de Coelho Neto, Laynne Carvalho, o equipamento também é sinônimo de saúde e qualidade de vida. “Para a nossa cidade isso é um presente. Ambiente super limpo, confortável e atende todas as normas da vigilância sanitária. O restaurante visa à nutrição, à educação nutricional e à saúde. Por meio de um cardápio super variado queremos atender as necessidades nutricionais da população, principalmente dos grupos que estão em vulnerabilidade social”, pontua.  

Popularmente conhecida como Maria Piauí, a aposentada Maria das Graças mora há quase oito décadas em Coelho Neto e comemorou a abertura do restaurante. “Eu quero agradecer por essa oportunidade maravilhosa. Nunca vi isso aqui em Coelho Neto. Tenho 77 anos e estou vendo isso hoje”.  

200 restaurantes até o final do ano

De acordo com o governador Carlos Brandão, mais 20 unidades da rede de Restaurantes Populares serão inauguradas até o final do ano, e ainda no primeiro semestre de 2025, a política de segurança alimentar vai alcançar todas as cidades maranhenses.

“Até o final do ano teremos 200 restaurantes populares no nosso Estado. Até março ou abril teremos restaurantes populares em todos os municípios. Já estamos presentes em 160 municípios. Compareçam e experimentem a comida”, afirmou.  

Geridos pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), os Restaurantes Populares também são responsáveis pela oferta de atendimento nutricional e cursos de capacitação. Um exemplo é o projeto de ampliação do curso de Padaria Artesanal para os municípios com menor IDH.

A solenidade de inauguração do Restaurante Popular de Coelho Neto contou, ainda, com a presença do presidente da Agência Executiva Metropolitana (Agem) e da primeira-dama de Coelho Neto, Andressa Chaves.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários