

No sábado, dia 21 de setembro, Marabá foi uma das cidades brasileiras a sediar o Festival Paralímpico Brasileiro 2024, evento nacional que ocorre simultaneamente em várias cidades do país e promove a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) por meio do esporte. Em comemoração ao Dia do Atleta Paralímpico, o festival tem como objetivo proporcionar o contato de crianças e jovens com modalidades paralímpicas, além de fomentar o respeito à diversidade e a valorização das habilidades de cada participante.
O evento, realizado na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), reuniu mais de 240 alunos, com e sem deficiência, das redes de ensino públicas e privadas de Marabá. A organização local do festival contou com o apoio do Projeto Marabá Paralímpico, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). As atividades incluíram esgrima, futebol PC e vôlei sentado, todas adaptadas para atender diferentes faixas etárias, de 7 a 17 anos, em um formato de rodízio, no qual todos os participantes puderam experimentar cada modalidade.
Luiza Crisóstomo, professora de Educação Física do Projeto Marabá Paralímpico, destaca a importância do evento.

“O Festival Paralímpico tem o objetivo de levar as crianças ao contato com o esporte paralímpico. Este ano, estamos com três modalidades e o rodízio entre elas permite que todos tenham a chance de experimentar. A ideia é criar essa interação entre alunos com e sem deficiência e mostrar para a comunidade como funcionam as modalidades paralímpicas”. Ela também ressalta que o evento, apesar de ser o primeiro de 2024, terá uma segunda edição ainda este ano, ampliando as oportunidades de inclusão por meio do esporte.
Criado em 2008, o Projeto Marabá Paralímpico é fruto de uma parceria entre a SEMED e o Estado, com o objetivo de promover a inclusão e o desenvolvimento de pessoas com deficiência através do esporte. Atualmente, o projeto conta com 92 alunos e realiza treinos diários em diferentes locais da cidade, como a própria AABB, o Colégio Alvorada e a Estação Conhecimento, no núcleo São Félix.
Durante o evento, a presença de voluntários das faculdades UNAMA, UEPA e UNIP foi fundamental para o sucesso das atividades. Alunos dos cursos de Medicina, Psicologia e Educação Física atuaram no suporte às oficinas, proporcionando uma experiência completa e segura para os participantes. “Temos 22 voluntários da UEPA, do curso de Medicina, e outros da UNAMA e UNIP, que vêm nos ajudando muito”, comentou Luiza.
Entre os participantes, o entusiasmo era visível. Thiago Rodrigues dos Santos, aluno da Escola João Anastácio de Queiroz, compartilha sua experiência.

“Eu já participei outras vezes. Sempre venho e me divirto muito, mas o vôlei é o meu preferido”. Para ele, o festival é uma oportunidade de se divertir e ao mesmo tempo aprender.
Anna Clara Ferreira, 14 anos, estudante da Escola Jonathas Pontes Athias, também destaca a importância do evento.

“Essa é a segunda vez que participo e eu acho muito legal, porque a gente aprende a se divertir, a jogar e comemorar junto com todo mundo. Hoje joguei vôlei e adorei, mas meu esporte favorito é o beach tennis”. Ela também fala da importância de comemorar o Dia do Atleta Paralímpico e como o festival proporciona novas experiências.
Enquanto Gabrielle, estudante da Escola Jonathas Pontes Athias, 16 anos, participa do festival pela terceira vez e contou como o evento é especial para ela.

“É uma experiência muito boa, porque a gente conhece pessoas novas, faz novos amigos e tem a oportunidade de se enturmar. Eu adoro a corrida, mas hoje estou curtindo muito o vôlei e a esgrima”.
O Festival Paralímpico Brasileiro é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que visa promover a inclusão social por meio do esporte e celebrar a diversidade. Além das atividades esportivas, o evento também contou com o apoio dos pais e professores.
“Agradecemos muito a confiança dos pais que trouxeram seus filhos para participar e das professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que fazem um trabalho essencial na inscrição e apoio aos alunos com deficiência. Esse é o momento de eles se divertirem, conhecerem novas modalidades e, quem sabe, se interessarem por competições futuras”, ressalta Luiza Crisóstomo.
O festival faz parte de uma série de ações anuais do Projeto Marabá Paralímpico e segue como um importante meio de inclusão e desenvolvimento para jovens atletas da cidade, finaliza.












Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio
The post Inclusão: Festival Paralímpico 2024 reúne 240 alunos em Marabá appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Esportes Começam nesta segunda inscrições para programa Bolsa Atleta 2026
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro de São Sebastião 2026 marca abertura da temporada de provas de atletismo com mais de mil atletas
Esportes Fesporte divulga calendário oficial de 2026
Mato Grosso do Sul Após vitória fora de casa, Sesc MS Vôlei/AECGV recebe o Fluminense neste sábado pela Superliga B
Esportes São Paulo receberá em março o Mundial de skate street e park
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro 2026 abre temporada de corridas com mil atletas em São Sebastião
Esportes Treinador esportivo destaca importância do cuidado emocional
São Sebastião - SP Vivências Náuticas da ‘Estação Verão 2026 São Sebastião’ começam nesta sexta-feira na Praça da Vela
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião moderniza sistema de cadastramento de atividades esportivas com nova plataforma digital Mín. 16° Máx. 24°





