Domingo, 03 de Novembro de 2024
19°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Maranhão

Governo do Estado leva mutirão de serviços de saúde ao município de Serrano

Durante o atendimento no mutirão, os pacientes passarão por consultas ginecológicas, gerais e pediátricas, triagem e atendimentos de enfermagem, di...

11/10/2024 às 21h55
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Secretário Tiago Fernandes em reunião com o superintendente de Atenção Primária da SES, Willian Vieira e a coordenadora da Fesma, Adriana Motta (Foto: Marcio Sampaio)
- Secretário Tiago Fernandes em reunião com o superintendente de Atenção Primária da SES, Willian Vieira e a coordenadora da Fesma, Adriana Motta (Foto: Marcio Sampaio)

Com o objetivo de reforçar a atenção à saúde da população quilombola, e outras comunidades maranhenses, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará o mutirão de serviços de saúde, no período de 14 a 18 de outubro, no município de Serrano do Maranhão. O governo executará a ação com o atendimento da população por equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão - Quilombola (Fesma Quilombola), em parceria com a Prefeitura de Serrano do Maranhão. 

Durante o atendimento no mutirão, os pacientes passarão por consultas ginecológicas, gerais e pediátricas, triagem e atendimentos de enfermagem, dispensação de medicamentos e coleta de exames preventivos, como o Papanicolau.

Com os resultados dos exames preventivos, a rede estadual de saúde intensificará as medidas de combate ao câncer de colo do útero. A previsão é de mil atendimentos durante a ação. 

"Serrano do Maranhão é a cidade do Brasil com maior proporção de pessoas pretas, de acordo com o IBGE. E esse mutirão faz parte das medidas adotadas pelo governo Carlos Brandão que tem o propósito de fortalecer a assistência em saúde, desenvolvendo novas ações, como forma de garantir o acesso também da população negra aos serviços de saúde”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 

Serrano do Maranhão, que tem suas raízes em uma vila de pescadores e comunidades quilombolas, é reconhecida como a cidade com a maior proporção de pessoas pretas do Brasil, conforme os dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dos 10.202 moradores do município, 58,5% se autodeclaram pretas e 55,7% são autodeclarados quilombolas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários