Com o objetivo de reforçar a atenção à saúde da população quilombola, e outras comunidades maranhenses, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará o mutirão de serviços de saúde, no período de 14 a 18 de outubro, no município de Serrano do Maranhão. O governo executará a ação com o atendimento da população por equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão - Quilombola (Fesma Quilombola), em parceria com a Prefeitura de Serrano do Maranhão.
Durante o atendimento no mutirão, os pacientes passarão por consultas ginecológicas, gerais e pediátricas, triagem e atendimentos de enfermagem, dispensação de medicamentos e coleta de exames preventivos, como o Papanicolau.
Com os resultados dos exames preventivos, a rede estadual de saúde intensificará as medidas de combate ao câncer de colo do útero. A previsão é de mil atendimentos durante a ação.
"Serrano do Maranhão é a cidade do Brasil com maior proporção de pessoas pretas, de acordo com o IBGE. E esse mutirão faz parte das medidas adotadas pelo governo Carlos Brandão que tem o propósito de fortalecer a assistência em saúde, desenvolvendo novas ações, como forma de garantir o acesso também da população negra aos serviços de saúde”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Serrano do Maranhão, que tem suas raízes em uma vila de pescadores e comunidades quilombolas, é reconhecida como a cidade com a maior proporção de pessoas pretas do Brasil, conforme os dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dos 10.202 moradores do município, 58,5% se autodeclaram pretas e 55,7% são autodeclarados quilombolas.
Mín. 19° Máx. 22°