Foto: Divulgação/FVS-RCP
A importância da estruturação da entomologia como ferramenta de controle e eliminação da malária foi o tema de exposição realizada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), nesta sexta-feira (08/11), durante a 17ª Reunião Nacional de Pesquisa em Malária, em Belém, no Pará, que se encerra no sábado (09/11).
A reunião é o evento técnico-científico tradicional realizado no Brasil, agregando a comunidade envolvida na pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e controle da malária. Instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a FVS-RCP participou da iniciativa com a presença de profissionais da vigilância ambiental.
“O principal objetivo da vigilância entomológica da malária é reunir dados para o planejamento de ações de controle de mosquitos vetores. São informações obtidas em campo, como a identificação, longevidade e variação sazonal das espécies”, ressalta a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Foto: Divulgação/FVS-RCP
Palestrante no evento sobre o assunto, o diretor de vigilância ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira, destaca que manter o monitoramento entomológico contínuo e sustentável requer cooperação entre diferentes setores. “É necessário integrar conhecimentos de entomologia, epidemiologia e saúde pública para uma vigilância abrangente e eficaz”, ressalta.
Mín. 17° Máx. 24°