Com sala cheia e bastante entusiasmo, o projeto Construindo Futuros realizou sua aula inaugural nesta terça-feira (19). A ação, executada por meio de parceria entre a Secretaria do Trabalho (SET) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), é parte importante do Eixo + Qualificação e Renda do Programa Ceará Sem Fome.
Na Associação União de Jovens do Vicente Pinzón, a primeira turma reuniu 25 alunas inscritas para o curso de Noções Básicas de Costura. Entre elas, Marisa Santos Duarte, de 65 anos. “Vim fazer o curso porque é importante a gente aprender a cortar e costurar, ter uma rendinha extra. Eu quero aprender pra fazer pra mim, pros meus filhos, netas e pra trabalhar pra fora, fazer consertos e ganhar meu dinheirinho”, declarou.
A iniciativa tem como objetivo capacitar 3 mil beneficiários e voluntários do Ceará Sem Fome nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maranguape e Maracanaú, visando a qualificação profissional e a autonomia financeira dos públicos.
De acordo com Eva Amorim, técnica da SET responsável pelo projeto, “o Governo do Ceará entende que o combate à fome e a erradicação da pobreza devem ter muitos instrumentos. O acesso a uma alimentação saudável é uma delas, e o programa garante isso com a entrega da refeição. No entanto, é preciso construir alternativas de inclusão social e produtiva para os beneficiários e colaboradoras do programa. Então, foi criado o eixo estruturante 3, que é o Eixo de Qualificação e Renda, no qual se inserem diversas ações de qualificação social e profissional que têm essa possibilidade de construir alternativas para a inclusão para o mercado formal de trabalho ou para o empreendedorismo”.
No total, serão 120 turmas em cursos para diversas ocupações, como auxiliar de logística, garçom, pedreiro, recepcionista, servente de obras e vendedor, dentre outros. O próximo grupo de Costura inicia suas atividades na quinta-feira (21), desta vez na Associação Arte e Costura, no Cais do Porto.
Estão aptos à inscrição voluntários, cozinheiros e beneficiários do programa e pessoas do seu núcleo familiar a partir de 18 anos. Para participar, os interessados devem ir diretamente aos locais onde as aulas serão ministradas, que podem ser nas próprias cozinhas cadastradas ou entidades parceiras. Basta levar RG, CPF e comprovante de residência.
Mín. 18° Máx. 25°