“Brincadeiras Africanas e Afro-brasileiras” é o tema da ação formativa que será sediada na Casa SP-Afro nesta sexta-feira (22/11), das 9h às 10h30. A atividade, uma parceria entre as Secretarias da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial e da Educação de São José do Rio Preto com o Conselho Municipal Afro (CMA), faz parte do Novembro Negro. A atividade é aberta ao público.
As formadoras responsáveis são Maria Emília Arenas, da área de Educação Física, e Luana Passos, de educação das relações étnico-raciais, ambas da Secretaria de Educação. “As palestras têm sido importantes para mostrar protagonista negro em diferentes áreas. Nesta palestra, queremos evidenciar, com as brincadeiras e danças africanas, o quanto de africanidades há na ludicidade, dança e nas brincadeiras brasileiras”, afirma Luana.
Luana ministrou as oficinas “Representatividades Negras”, e “As Infâncias Negras e Inclusão”, essa última com Carolina Ramos, formadora da Educação Especial da Secretaria de Educação. “Com o tema Representatividades, mostramos o importante papel da mulher negra, inclusive em Rio Preto, e com a palestra sobre infâncias, queremos problematizar o tema refletindo quando a criança é negra e portadora de uma deficiência”, complementa a formadora. Os usuários do Instituto dos Cegos participaram da atividade sobre representatividade.
ServiçoPalestra Brincadeiras Africanas e Afro-brasileirasPúblico-alvo: público em geralData: 22/10 (sexta-feira)Horário: 9h às 10h30Local: Casa SP Afro Antônio PompêoEndereço: Avenida José Rodrigues Lisboa, 470, Jardim Santa Lucia.Localização: https://maps.app.goo.gl/q6uZLfVZpEtfazAs6
Mín. 18° Máx. 25°