


A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) foram destaque na categoria Serviços Agropecuários do Prêmio Melhores do Agronegócio, promovido pela revista Globo Rural. Enquanto a empresa de pesquisa ficou com o 2º lugar, a extensão rural se classificou em 3º. A cerimônia de premiação foi realizada na segunda-feira (25/11), em São Paulo.
O Prêmio Melhores do Agronegócio avalia empresas de diversos segmentos do setor, com base nas informações consolidadas no ano anterior. A metodologia, criada pela Serasa Experian, leva em conta resultados financeiros como receita líquida, endividamento, liquidez e margem, e indicadores de responsabilidade ambiental. O perfil das empresas vencedoras e dados completos sobre os participantes são publicados no Anuário do Agronegócio.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento , Thales Fernandes, ressalta que a premiação mostra a efetividade que as empresas têm e seu exemplo de gestão bem feita. “Estamos investindo todo ano R$ 30 milhões para pesquisa aplicada na Epamig por meio de um projeto de lei aprovado na ALMG, enquanto a Emater está fechando o ano com superávit, como uma empresa pública deve ser. Estamos em 817 municípios sempre muito próximos do produtor, apoiando e fazendo extensão rural onde ela deve estar, que é na ponta”, disse.
O diretor de Administração e Finanças da Epamig, Leonardo Kalil, avaliou o prêmio como um reconhecimento ao modelo de gestão implementado nos últimos anos. “Contamos com ferramentas como o Gestão à Vista e o Sistema de Gestão Integrada (SGI), que garantem um acompanhamento mais preciso do desempenho contábil e financeiro e contribuem para o cumprimento de metas”, detalha.
A Emater foi representada por seus diretores Administrativo, Cláudio Augusto Bortolini, e de Infraestrutura, Vitório Alves de Freitas. Para eles, ter duas entidades do Sistema Agricultura de Minas Gerais entre as três melhores reforça o grande trabalho realizado. “Para nós é um orgulho estar novamente aqui, representando o serviço público, junto com a nossa co-irmã Epamig, e estarmos entre as melhores e maiores do agronegócio”, afirmou Cláudio Bortolini.
Tudo pelo campo
A Epamig foi a mais bem pontuada entre as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas). A empresa completou 50 anos recentemente e comemora avanços como as evoluções na cafeicultura, na produção de grãos, de leite e derivados, na bovinocultura, e em diversas outras culturas. As pesquisas emergentes em energia agrovoltaica e agricultura regenerativa também são destaques nas ações da entidade.
A Emater é considerada a maior empresa pública do setor no Brasil e a primeira a ser criada no país, tendo completado 75 anos. Atualmente, a empresa está presente em 811 municípios do estado, prestando assistência técnica a aproximadamente 350 mil produtores rurais com foco na agricultura familiar, assentados da reforma agrária, indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. A entidade também executa o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) em Minas Gerais e tem diversos programas voltados para jovens, mulheres, turismo rural, sustentabilidade e empreendedorismo no campo.
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: atuação do IMA garante procedência, segurança e valor à iguaria mineira
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: em Minas, agroindústrias familiares produziram 43 mil toneladas em 2025
Agropecuária Governo de Minas abre consulta pública sobre o trânsito de animais no estado
Agropecuária Exportações do agronegócio mineiro alcançam US$ 19,8 bilhões em 2025 e atingem novo recorde
Agropecuária Minas Gerais tem inscrições abertas para eventos de estímulo à inovação tecnológica no agro
Agropecuária Feiras livres geram renda para agricultores de quase 700 municípios mineiros
Agropecuária Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais reestrutura Programas Estaduais de Pesquisa
Agropecuária Circuito Frutificaminas encerra o ano com 1,5 mil participantes nos eventos da Emater
Agropecuária Minas investe em laboratório para ampliar controle da qualidade de bebidas alcoólicas Mín. 16° Máx. 23°





