As startups BrevenLaw, Peplus e Virtwell, incubadas pela Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Agipi-UEPG) foram contempladas no Programa Paraná Anjo Inovador, da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital. O anúncio foi divulgado na manhã da última sexta-feira (06), pelo secretário estadual Alex Canziani, durante uma live no Instagram da SEI.
O processo de chamada pública da 2ª edição do Paraná Anjo Inovador teve início no primeiro semestre de 2024 e contou com 545 projetos inscritos. De acordo com o edital do programa, a seleção abrange até 80 projetos paranaenses inovadores que vão receber aportes financeiros de até 250 mil reais. Em Ponta Grossa, cinco startups foram inscritas no programa, entre elas, as três da UEPG.
Os projetos selecionados estavam alinhados ao temas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), voltados para Cidades Inteligentes; Esportes; Inovação Social; Educação Inclusiva; Apoio à Inovação para Micro e Pequenas Empresas; Combate às Mudanças Climáticas; Segurança Alimentar e Agricultura Sustentável.
Hudson Tadeu Abreu Rosa, sócio fundador e diretor comercial da BrevenLaw, que atua na área de tecnologia de soluções em gestão de governança, identificou no programa uma oportunidade de participar e contribuir para seu modelo de negócio. “Estamos confiantes em entregar muita inovação na área do compliance e estamos montando um time que pode tornar o que planejamos em realidade”, afirma.
A equipe da Peplus, representada pelo CEO Lucas Cadasqueves, também se dedicou à estruturação do projeto e espera acelerar o crescimento da startup. “Queremos aproveitar essa oportunidade para refinar ainda mais nosso modelo de negócio, alcançar novos parceiros e, claro, levar o projeto para um novo nível”, projeta. “Estamos bem empolgados com o que vem pela frente!”, finaliza.
Para a Virtwell, o apoio financeiro do Anjo Inovador será um marco importante para a startup, pois permitirá acelerar seu desenvolvimento em soluções educacionais e entregar mais valor para os clientes e parceiros.
Entre os planos, está o de fortalecimento da estrutura operacional, o investimento em equipamentos e, principalmente, em pessoas. “Esse investimento nos permitirá criar bases sólidas para expansão mais escalável e buscar o reconhecimento em um setor específico da educação”, relata Michael Lemes Gomes, gerente de tecnologia da Virtwell. “Estamos focados em utilizar esse recurso de forma estratégica e responsável, sempre pensando a longo prazo, pois o nosso compromisso é construir uma solução que faça a diferença e contribua para a educação mais inclusiva no futuro”, conclui.
Uma retrospectiva de realizações
Além de incubar três startups contempladas pelo Programa Paraná Anjo Inovador, a Agipi esteve presente em diversos eventos de inovação no Paraná e em outros estados brasileiros, ao longo de 2024.
Um destaque da agenda foi o Transformation Day da Renault, no qual a equipe Agite, da Agipi UEPG, formada por 11 estudantes e quatro professores, conquistou o primeiro lugar na categoria Fabricação de Veículos. A competição aconteceu em São José dos Pinhais e reuniu 20 universidades do Paraná e Santa Catarina.
O desafio dos acadêmicos foi apresentar estratégias de retenção de talentos para a montadora. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras, realizar atividades práticas e conhecer a fábrica da Renault.
A equipe da UEPG foi acompanhada pelos professores Albino Szesz Júnior, Carlos Ubiratan da Costa Schier, Ezequiel Gueiber e Gisele Martinelli Baniski, além do vice-reitor, Ivo Mottin Demiate.
A Agipi também representou a UEPG no curso ‘Capacitação Inicial para os NITs’ na Universidade Estadual de Londrina (UEL); na Startup Summit ; no InbiXperience; e no Paraná Faz Ciência , em Maringá.
Texto: Domi Gonzalez, com informações de Daniela Borcezi, da Agipi | Fotos: Gabriel Miguel, Guilherme Bucholdz Moro e divulgação
Mín. 20° Máx. 21°