O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou na noite desta terça-feira (10) do lançamento do livro “Londrina de Braços Abertos”, do jornalista e escritor Wilhan Santin. O evento foi organizado pela Radio Paiquerê com o apoio de diversos parceiros e aconteceu no dia do aniversário de 90 anos de fundação da cidade, cuja história é amplamente abordada em um trabalho de resgate histórico na obra.
Ratinho Junior disse estar honrado em participar da comemoração do aniversário de Londrina, cidade que, segundo ele, tem um papel fundamental para que o Paraná tenha alcançado o posto de quarta maior economia do Brasil. “Não é possível enxergar o Paraná sem a cidade de Londrina, que mesmo sendo muito jovem tem uma importância gigantesca para o desenvolvimento do Estado ao longo das últimas nove décadas”, afirmou.
O livro é derivado de uma ideia que surgiu inicialmente para ser veiculada diariamente em inserções de até três minutos na Rádio Paiquerê. No total, foram 415 programas contando histórias e curiosidades que ocorreram ao longo dos últimos 90 anos e que foram transformados por Santin no livro a partir de uma sugestão do também jornalista e comentarista da Pairquerê, JB Farias.
O governador elogiou o trabalho de valorização da história da cidade feito por Whilan Santin e pela Rádio Paiquerê. “Eu venho da comunicação e do rádio e sempre tive a Paiquerê como uma grande referência do rádio paranaense e brasileiro, por isso é um orgulho ver esse trabalho de resgate histórico e de valorização das famílias que desbravaram e deixaram um legado para a história de Londrina, que se confunde com a história do Paraná”, acrescentou Ratinho Junior.
Berço do café, as histórias de Londrina são marcadas por momentos importantes, que vão da chegada dos ingleses com a Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) até a sua expansão e industrialização, que fizeram com que ela se tornasse a segunda mais populosa do Paraná e uma das cidades mais importantes do País.
O idealizador do programa “Londrina de Braços Abertos” e responsável por transformar o produto radiofônico em livro disse que o objetivo é tornar a história de Londrina mais acessível para os próprios londrinenses, mas também para outros paranaenses e brasileiros. “A proposta é que todas as pessoas consigam entender porque Londrina é de fato uma cidade de braços abertos para o mundo e tão acolhedora”, comentou Santin.
Para o autor, o fato da cidade ter sido construída por diversas etnias – de 33 diferentes países, segundo o levantamento histórico – foi determinantes para que a cidade alcançasse 600 mil habitantes em apenas 90 anos e se desenvolvesse tão rapidamente a ponto de ser uma das cidades mais importantes do Estado e do País.
“A história de Londrina tem essa magia de ser rápida, de em poucas décadas se transformar da capital mundial do café para uma cidade prestadora de serviços de tecnologia, então tenho certeza de que quem ler vai se cativar ainda mais com a nossa cidade”, garantiu Santin.
MEMORIAL– Além de receber cópias do livro “Londrina de Braços Abertos, o governador e demais convidados, entre eles o comunicador e narrador Galvão Bueno, muito ligado à cidade, puderam conhecer em primeira mão um novo memorial de Londrina, composto com fotos e objetos cedidos por museus federais, estaduais e do município de Londrina, bem como de entidades privadas, que ajudam a contar em ricos detalhes a história do município do Lago Iapó.
Entre as peças em exposição, carros e ônibus antigos; fotos históricas de antigas construções e eventos relevantes ao longo de décadas; itens usados em diferentes fábricas e empresas da cidade; troféus e uniformes do Londrina Esporte Clube; e diversos outros itens de coleções variadas.
PRESENÇAS– Também participaram do evento o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati; o prefeito eleito de Londrina, Tiago Amaral; o chefe da Casa Militar, Marcos Tordoro; o secretário estadual de Inovação, Alex Canziani; o arcebispo metropolitano de Londrina, Dom Geremias; o presidente da Câmara de Vereadores de Londrina, Emanoel Gomes; a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marta Gimenez Favaro; além de prefeitos, ex-prefeitos e empresários da região.
Mín. 20° Máx. 21°