Foto: Helena Marquardt/ SAS
O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, entregou nesta terça-feira, 17, casas construídas pelo programa de habitação social em Rio das Antas, no Meio-Oeste e a emoção marcou a inauguração. O investimento do Estado na construção foi de mais de R$ 1 milhão e vai possibilitar que 15 famílias tenham mais dignidade.
As casas, que custam até R$ 70 mil a unidade, são totalmente gratuitas para as famílias em situação de vulnerabilidade. Os imóveis têm entre 45 e 50 metros quadrados e contam com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. A seleção dos beneficiados é feita pelos próprios municípios com base em diversos critérios como renda, famílias com crianças, deficientes e idosos, entre outros.
A secretária adjunta de Assistência Social, Mulher e Família, Luciane dos Passos, destacou que esse é um passo importante para o município na política habitacional. “Essa parceria entre o município e Estado é muito importante porque a casa é realização dos sonhos e o início de uma nova vida com muito mais dignidade”, afirmou.
Luciane citou ainda que com o programa Casa Catarina, Rio da Antas pode se inscrever e ser contemplada com mais casas para as famílias em situação de vulnerabilidade.
A faxineira, Janete Ramos da Cunha Silva, mora no distrito de Ipoméia, local onde as unidades foram construídas, e paga aluguel há 20 anos. Ela foi uma das contempladas com a nova moradia e agradeceu a realização do seu sonho. “Estou muito feliz e quero agradecer a todos, ao governador, ao prefeito e todos da Assistência Social”, disse.
A secretária de Assistência Social de Rio das Antas, Joelma Ogg, comenta que hoje a demanda é grande por habitação, e mais de 150 famílias se inscreveram para ganhar as casas. “Então é com muito carinho, muita alegria que vamos entregar para 15 famílias vulneráveis do nosso município, famílias que são humildes e que realmente necessitam das casas. Desejamos a todos que tenham prosperidade em suas residências e que cuidem bem”, disse.
Ela comenta ainda que a cidade é muito carente em habitação. “Temos famílias que foram selecionadas e não tinham sequer banheiros, utilizavam bacias, então essas casas vão ajudar muito”, finaliza.
Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação)
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916
e-mail: helenamarquardt@sas.sc.gov.br
Mín. 20° Máx. 26°