Foto: Divulgação/ Hospital Santa Luzia
Os projetos contemplados com R$ 40 milhões em recursos do Fundo Estadual do Idoso (FEI) já estão mudando a realidade e melhorando a qualidade de vida dos idosos de Santa Catarina. Um exemplo disso é que os pacientes idosos do Hospital Santa Luzia, em Ponte Serrada, agora contam com equipamentos muito mais modernos e que possibilitam mais conforto e melhor assistência durante a internação.
Com recursos do FEI, a Associação de Assistência Hospitalar Santo Expedito, que administra o hospital, adquiriu 15 novas camas hospitalares elétricas com balança e colchão. Com a tecnologia de balanças acopladas, esses equipamentos são capazes de informar o peso do paciente em tempo real. “Essa funcionalidade é de extrema importância para a definição de condutas e controles nutricionais mais precisos, permitindo que a equipe de saúde realize um acompanhamento mais eficaz das condições dos pacientes”, explica a médica que coordena a unidade de cuidados prolongados, Dra Vanessa Regina Mendes,.
Além da precisão na medição do peso, as camas elétricas oferecem maior praticidade na movimentação dos pacientes, facilitando manobras e cuidados durante os procedimentos em gerais. Essa melhoria significativa na infraestrutura hospitalar representa um avanço na qualidade do atendimento prestado.
A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, lembra que ao todo foram 261 propostas inscritas nos editais do FEI lançados em dezembro de 2023 e 89 foram selecionadas e pagas em agosto deste ano. “É um dinheiro que está sendo muito bem investido nesses projetos, a exemplo de Ponte Serrada, onde as camas trouxeram ainda mais qualidade aos atendimentos”, disse.
A direção do Hospital Santa Luzia agradeceu ao Governo de Santa Catarina e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, que possibilitaram essa melhoria na unidade. “As novas camas são um recurso valioso que certamente contribuirá para um atendimento de saúde mais eficiente e humanizado. Estamos comprometidos em oferecer o melhor para nossos pacientes, e esse investimento é um passo importante nesse sentido”, completa a gestora Institucional do Hospital, Laisa Mendes.
Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação)
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916
e-mail: helenamarquardt@sas.sc.gov.br
Mín. 19° Máx. 25°