A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) participou na última segunda-feira, 17, no município de Simão Dias da Reunião Descentralizada do Conselho Estadual de Assistência Social de Sergipe (Ceas). O evento reuniu gestores, trabalhadores, usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e representantes da sociedade civil para discutir os avanços e desafios da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), que completou 20 anos em 2024.
A chefe de gabinete da Seasic, Ingrid Emmanuelle, enfatizou a importância de eventos descentralizados da capital para a promoção do diálogo sobre a política da assistência social. “É com muita alegria que a gente participa desse espaço de discussão, onde a gente sabe que a política de assistência social se faz com diálogo entre os usuários, os trabalhadores, a gestão, os conselheiros. E essa é uma oportunidade de trazer para perto, para que outros conselheiros consigam participar. E enquanto gestão estadual, de ouvir os anseios, as demandas e, juntos com uma reflexão, estabelecermos políticas públicas mais efetivas”, destacou.
Durante o evento, foi realizada a apresentação do grupo de ballet do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) do município de Simão Dias, palestras e painéis temáticos, abordando temas como a vigilância socioassistencial, controle social e a prevenção ao assédio moral no Suas. Além disso, após cada painel ocorreram debates sobre os temas abordados, a fim de promover o diálogo com os presentes.
O presidente do Conselho Municioal de Assistência Social (CMAS) de Simão Dias, José Ilton, reforçou a importância da participação comunitária. “O controle social só é efetivo quando as vozes de todos os segmentos envolvidos no Suas são ouvidas. Este evento fortalece o diálogo entre governo e sociedade civil, essencial para o avanço das nossas ações”, afirmou.
Já a conselheira municipal de Simão Dias, Luciana Ribeiro, celebrou a realização da reunião no município. “A reunião descentralizada do Ceas está sendo de significativa importância para o fortalecimento da política de assistência social. As trocas de conhecimento entre os municípios sergipanos fortalecerão cada vez mais a nossa política de assistência social”, comemorou.
Ao final, os participantes reafirmaram o compromisso de continuar construindo uma política de assistência social que garanta direitos e promova a cidadania em Sergipe. O evento encerrou com aplausos à iniciativa do Ceas e à acolhida do município de Simão Dias.
A solenidade de abertura contou com a presença de importantes lideranças, entre elas Ricardo Marques, presidente do COEGEMAS e representante do CNAS, Ingrid Emmanuelle, representando a Seasic, Daiana Alves, presidente do Ceas, e Ricardo Jesus, secretário municipal de Inclusão, Assistência Social e Trabalho de Simão Dias. Também participaram Maria Francisca da Silva, representante dos usuários do Suas, José Ilton dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e representante das entidades locais, Zeneide Martins, representante governamental do Ceas, e Lilian Gonçalves, representante dos trabalhadores do Suas.
Mín. 20° Máx. 26°