

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) participou na última segunda-feira, 17, no município de Simão Dias da Reunião Descentralizada do Conselho Estadual de Assistência Social de Sergipe (Ceas). O evento reuniu gestores, trabalhadores, usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e representantes da sociedade civil para discutir os avanços e desafios da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), que completou 20 anos em 2024.
A chefe de gabinete da Seasic, Ingrid Emmanuelle, enfatizou a importância de eventos descentralizados da capital para a promoção do diálogo sobre a política da assistência social. “É com muita alegria que a gente participa desse espaço de discussão, onde a gente sabe que a política de assistência social se faz com diálogo entre os usuários, os trabalhadores, a gestão, os conselheiros. E essa é uma oportunidade de trazer para perto, para que outros conselheiros consigam participar. E enquanto gestão estadual, de ouvir os anseios, as demandas e, juntos com uma reflexão, estabelecermos políticas públicas mais efetivas”, destacou.
Durante o evento, foi realizada a apresentação do grupo de ballet do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) do município de Simão Dias, palestras e painéis temáticos, abordando temas como a vigilância socioassistencial, controle social e a prevenção ao assédio moral no Suas. Além disso, após cada painel ocorreram debates sobre os temas abordados, a fim de promover o diálogo com os presentes.
O presidente do Conselho Municioal de Assistência Social (CMAS) de Simão Dias, José Ilton, reforçou a importância da participação comunitária. “O controle social só é efetivo quando as vozes de todos os segmentos envolvidos no Suas são ouvidas. Este evento fortalece o diálogo entre governo e sociedade civil, essencial para o avanço das nossas ações”, afirmou.
Já a conselheira municipal de Simão Dias, Luciana Ribeiro, celebrou a realização da reunião no município. “A reunião descentralizada do Ceas está sendo de significativa importância para o fortalecimento da política de assistência social. As trocas de conhecimento entre os municípios sergipanos fortalecerão cada vez mais a nossa política de assistência social”, comemorou.
Ao final, os participantes reafirmaram o compromisso de continuar construindo uma política de assistência social que garanta direitos e promova a cidadania em Sergipe. O evento encerrou com aplausos à iniciativa do Ceas e à acolhida do município de Simão Dias.
A solenidade de abertura contou com a presença de importantes lideranças, entre elas Ricardo Marques, presidente do COEGEMAS e representante do CNAS, Ingrid Emmanuelle, representando a Seasic, Daiana Alves, presidente do Ceas, e Ricardo Jesus, secretário municipal de Inclusão, Assistência Social e Trabalho de Simão Dias. Também participaram Maria Francisca da Silva, representante dos usuários do Suas, José Ilton dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e representante das entidades locais, Zeneide Martins, representante governamental do Ceas, e Lilian Gonçalves, representante dos trabalhadores do Suas.






Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





