

Em uma visita marcada por atenção aos detalhes, o prefeito de Marabá, Toni Cunha, esteve em duas obras recém-inauguradas pela gestão anterior: a nova ponte sobre o rio Itacaiúnas Dona Ana Miranda e o Estádio Municipal Arena Itacaiúnas Asdrúbal Bentes.


De acordo com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), na ponte não há problemas estruturais que ofereçam qualquer tipo de risco à população e que as falhas de execução identificadas já começaram a ser corrigidas.
“Nessa junta de dilatação, realizamos a abertura de mais ou menos 10 a 15 centímetros, fizemos o tratamento e estamos tirando esse abaulamento que foi criado na pista. E nessa parte do aterro, vamos realizar a compactação e a plantação de hidrossemeadura para conter o aterro”, explicou Saulo Almeida, engenheiro da Sevop.
Acompanhado também pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e de vereadores, Toni Cunha realizou uma inspeção detalhada, observando, de forma preventiva, a implantação de estruturas que reforcem a segurança na ponte.
“Já pedimos e o pessoal da Secretaria de Obras vai analisar para ver se é possível instalar, no prosseguimento da ponte, algum tipo de tela de proteção para evitar acidentes. Vamos tentar construir essa possibilidade aqui para dar mais segurança para o nosso povo”, informou o prefeito de Marabá.

Prefeito Toni e comitiva em visita técnica à nova ponte
Estádio Municipal é alvo de estudo de caso
Também na tarde de quinta-feira, 16, a comitiva de autoridades visitou o Estádio Municipal Arena Itacaiúnas Asdrúbal Bentes para averiguação técnica das estruturas. De acordo com o secretário municipal de Obras, Ítalo Ipojucan, a obra necessita de acabamentos e certificações de segurança, que já estão no radar da equipe desde a transição de governo.
“Nós estivemos aqui há cerca de 18 dias em uma primeira visita de reconhecimento, a convite do Águia, tentando ver a condição que teria do campo sediar o primeiro jogo. Essa visita de hoje com o prefeito, com toda a equipe e com convite aos vereadores, é exatamente no sentido de dar maior clareza nas demandas e as necessidades que são exigidas pela legalidade que legitima a ocupação desse espaço. Tudo isso visa à segurança”, afirmou Ipojucan.

Com capacidade para 3 mil lugares e possibilidade de ampliação, o novo estádio municipal não pode sediar em 2025 jogos do Águia pela Copa do Brasil e de outros campeonatos estaduais e nacionais, a exemplo do Brasileirão. Contudo, essa autorização deve ser emitida após a realização das devidas adequações estruturais.
“Tendo em vista que a partida está marcada entre o dia 18 de fevereiro ou 25 de fevereiro, porém, nós intercedemos junto a Federação Paraense de Futebol no sentido de que nos desse um prazo maior para que a gente possa fazer uma força-tarefa juntamente com a equipe da prefeitura, com o prefeito Toni Cunha, para que a gente possa dotar o nosso estádio em condições mínimas para receber esses jogos”, explicou Sebastião Ferreira Neto, presidente do Águia de Marabá Futebol Clube.

Impedimento
O novo regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), atualizado no último dia 7, determina que “1ª e 2ª Fases: os estádios deverão ter capacidade mínima de 4.000 (quatro mil), espectadores sentados, com gramados atendendo aos padrões pré-estabelecidos pela CBF e sistema de iluminação adequado para partidas noturnas e transmissões”, (Artigo 29).
Projetado com os padrões anteriores às mudanças da CBF, o Estádio Asdrúbal Bentes atualmente não se enquadra nas exigências da entidade esportiva e, por isso, será alvo de um estudo de caso realizado por uma força-tarefa composta pela Sevop, Defesa Civil Municipal, Segurança Institucional, Controladoria do Município e diretoria do Águia.
Segundo o vereador e vice-presidente do Águia, Pedro Corrêa, apesar do desafio de adequação da estrutura, a diretoria do clube está confiante no trabalho que será realizado.
“Confiamos na gestão municipal, nessa capacidade administrativa de resolver esse impasse para que a gente possa ter os devidos laudos e aqui trazer, principalmente os jogos da Copa do Brasil. Marabá é uma cidade grande, já se cobra uma praça esportiva à altura da cidade e a gente sonha muito com esse estádio plenamente concluído”, declarou Pedro Corrêa.

Para garantir a devida adequação, o prefeito Toni Cunha solicitou à Controladoria Geral do Município (CGM) a análise do memorial descritivo da obra do estádio, com o intuito de identificar as possibilidades de reparos.
“Se fosse hoje, que ainda não tem a autorização dos Bombeiros para funcionar, não tem licença, se fosse hoje para recebermos um jogo da Copa do Brasil – parabenizando o Águia, graças a Deus estamos na Copa do Brasil –, não teríamos condições. Eu pedi à Controladoria do Município para fazer uma inspeção para saber se a empresa fez realmente da forma que foi contratada, para que em seguida a gente possa fazer os reparos e colocar o estádio em condições de receber o público”, informou o prefeito.



Texto: Fabiane Barbosa
Fotos: Sara Lopes e Andreza Carvalho
The post Obras: Toni Cunha visita Ponte Ana Miranda e Estádio Asdrúbal Bentes para averiguação técnica das estruturas appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro de São Sebastião 2026 marca abertura da temporada de provas de atletismo com mais de mil atletas
Esportes Fesporte divulga calendário oficial de 2026
Mato Grosso do Sul Após vitória fora de casa, Sesc MS Vôlei/AECGV recebe o Fluminense neste sábado pela Superliga B
Esportes São Paulo receberá em março o Mundial de skate street e park
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro 2026 abre temporada de corridas com mil atletas em São Sebastião
Esportes Treinador esportivo destaca importância do cuidado emocional
São Sebastião - SP Vivências Náuticas da ‘Estação Verão 2026 São Sebastião’ começam nesta sexta-feira na Praça da Vela
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião moderniza sistema de cadastramento de atividades esportivas com nova plataforma digital
São Sebastião - SP XTERRA: São Sebastião recebe maior circuito off-road do mundo pela primeira na história, em 2026 Mín. 17° Máx. 23°





