

Mais qualidade na produção de alimentos e aumento da renda familiar estão entre as vantagens que o sistema de produção agroecológica tem trazido aos agricultores do Assentamento Vale do Guará, em Vargem Grande do Rio Pardo, no Norte de Minas. Para o sucesso da atividade, que tem foco na sustentabilidade, eles contam com as orientações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) .
A agricultura de base agroecológica é voltada para a construção de sistemas produtivos sustentáveis, com manejo adequado dos agroecossistemas e da biodiversidade. Segundo o extensionista da Emater-MG, Wander Silva Viana, os moradores do assentamento começaram a receber assistência técnica da empresa em 2009. Desde então, os trabalhos para o desenvolvimento da agricultura e da qualidade de vida não param. Uma dessas ações foi exatamente a implantação da produção agroecológica.
“A atividade tem sido benéfica, principalmente, porque essa região é de baixa pluviosidade. Agora eles cultivam vários produtos, entre verduras e legumes. Além disso, [o sistema agroecológico] apresenta baixo custo para implantação e manutenção, uso eficiente dos recursos naturais e proporciona geração de emprego e renda aos moradores”, explica Viana.

No assentamento, 16 famílias são beneficiadas com a iniciativa. Elas cultivam hortaliças, mandioca e feijão no sistema agroecológico. A produtora Nely Soares Santos conta que no assentamento são produzidos mensalmente mais de 2 mil quilos de hortaliças.
“Desde que implantamos o sistema temos notado melhoras. Houve um aumento da produção e da demanda. O povo, quando fica sabendo que é sem veneno, fala: vou levar, então. Além disso, as caldas [agroecológicas] são mais eficazes que os venenos, as pragas demoram mais tempo para aparecer”.
O produtor Aparecido Teodorio dos Santos também ressalta que os produtos agroecológicos são mais saudáveis e têm ocupado cada vez mais espaço no mercado. As vendas, segundo ele, são realizadas para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e nas feiras livres da cidade. “O manejo agroecológico é bem mais vantajoso, pois além de os produtos terem mais valor no mercado ainda evita doenças e intoxicações em nós produtores”, explica.
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: atuação do IMA garante procedência, segurança e valor à iguaria mineira
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: em Minas, agroindústrias familiares produziram 43 mil toneladas em 2025
Agropecuária Governo de Minas abre consulta pública sobre o trânsito de animais no estado
Agropecuária Exportações do agronegócio mineiro alcançam US$ 19,8 bilhões em 2025 e atingem novo recorde
Agropecuária Minas Gerais tem inscrições abertas para eventos de estímulo à inovação tecnológica no agro
Agropecuária Feiras livres geram renda para agricultores de quase 700 municípios mineiros
Agropecuária Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais reestrutura Programas Estaduais de Pesquisa
Agropecuária Circuito Frutificaminas encerra o ano com 1,5 mil participantes nos eventos da Emater
Agropecuária Minas investe em laboratório para ampliar controle da qualidade de bebidas alcoólicas Mín. 16° Máx. 23°





