A Associação Gays, Lésbicas e Trans de Parintins (AGLTPIN), em parceria com as secretarias de Saúde, Cultura, Assistência Social, Juventude, Esporte e lazer, realizou na manhã de hoje, 04 de fevereiro, um encontro em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans. O evento ocorreu na Escola Municipal Irmã Cristine.
Estiveram presentes no encontro a prefeita em exercício Vanessa Gonçalves, a secretária de assistência social Zeila Cardoso, secretário da saúde Clerton Rodrigues, secretário da juventude, esporte e lazer Luan Cavalcante, subsecretário de saúde André Acauã, subsecretária da cultura Rozenilce Santos.
Foram discutidas temáticas importantes em benefício da comunidade LGBTQIAPN+ como educação, cultura, criação do ambulatório trans, implementação de políticas públicas e saúde Trans. Vanessa Gonçalves afirma que a gestão municipal também compartilha com a instituição sobre iniciativa voltadas para as pessoas trans.
“Nós mostramos hoje, através das nossas secretarias que estiveram presentes aqui, a preocupação e o compromisso que a gestão tem com a comunidade LGBT. Dizer que nós estamos de mãos dadas, porque nós entendemos que todo o processo, tudo que eles já passaram e nós lutaremos, enquanto poder público, para fazer a diferença na vida deles. Então, quero dizer que o município de Parintins, a prefeitura de Parintins, Mateus Assayag e comigo vamos estar sempre à disposição para dialogar, somar e buscar cada vez mais políticas públicas para o nosso município”, destacou Vanessa.
O secretário Clerton Rodrigues informa que o objetivo é trazer políticas públicas para levar o respeito a essa categoria Trans no município. Segundo Clerton, a Secretaria de Saúde está à disposição, seja um trabalho de atendimento, seja um trabalho de excelência para poder cuidar muito bem das pessoas. “A gente sabe da importância que é poder dar essa valorização, esse trabalho humanizado com carinho e respeito que precisa ter cada vez mais”, ressalta.
De acordo com a representante da AGLTPIN, Serena Lins Monteiro de Freitas, a pessoa trans enfrenta muitas dificuldades e desafios para ter acesso a direitos básicos como educação, saúde e, principalmente, emprego, tudo por causa do estigma. “Nós enfrentamos a discriminação em vários aspectos da vida, por isso é muito importante esses encontros, as suas parcerias, esse apoio que estamos tendo, porque antes não éramos ouvidos. Então, é uma oportunidade, é uma esperança de termos o melhor para a comunidade LGBTQI”, revela.
O presidente da AGLTPIN, Fernando Moraes, afirma que encontros como esse abrem espaços para discutir pautas relevantes para comunidade Trans e LGBTQAPN+. “A data de hoje foi justamente para comemorar o Dia da Visibilidade Trans, onde o movimento social cobra do poder público essas políticas. O espaço de fala foi muito importante, foi valioso para a gente, porque eles assumiram o compromisso e a gente como movimento vamos estar cobrando, porque isso é uma política nacional”, concluiu o presidente.
------
Texto: Jailson Amazonas - SECOM
Foto: Pedro Coelho - SECOM
E-mail: [email protected]
www.parintins.am.gov.br
Secretaria de Municipal de Comunicação (SECOM)
Mín. 19° Máx. 25°