O Governo do Maranhão registrou importantes avanços na gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da melhoria de indicadores, distribuição de equipamentos e expansão de serviços e programas. Os resultados da saúde em 2024 e as perspectivas para 2025 foram apresentados pelo governador Carlos Brandão, nesta segunda-feira (3), durante a abertura dos trabalhos para o ano de 2025 da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).
Um dos programas destacados pelo governador foi o Cuidar de Todos. "O Cuidar de Todos é um programa de parceria com os municípios, com os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, que estão lá na ponta. O programa tem sido um sucesso, pois ele reduz a ida dos pacientes para o hospital com a medicina preventiva", afirmou o governador Carlos Brandão.
Sobre os programas Cuidar dos Olhos – Cirurgias e óculos e o Cirurgias – Aqui, a Fila Anda, o chefe do executivo destacou a redução no tempo de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos, e a assistência oftalmológica com cirurgias de catarata e pterígio, além da doação de óculos de graus. Também ressaltou a execução exitosa do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas (PNRF) no estado. A rede estadual de saúde ultrapassou a meta estabelecida pelo programa. No ano de 2024, foram 22.094 procedimentos realizados até novembro.
A expansão da rede de policlínicas foi mencionada com a inauguração, em abril de 2024, da Policlínica de São José de Ribamar. O Maranhão passou a contar com uma rede de 18 policlínicas.
Hemodiálise
Entre 2023 e 2024, a rede estadual de saúde aumentou e aprimorou os serviços de nefrologia. Com isso, a expansão da rede de terapia renal substitutiva do Maranhão terá continuidade em 2025. A meta do Governo é levar os serviços para todas as regiões.
Avanços
Para 2025, o governador Carlos Brandão anunciou a entrega do Hospital da Região Tocantina, em Imperatriz. "Na saúde, ampliamos unidades e modernizamos os serviços, garantindo um atendimento melhor para quem mais precisa", pontuou o governador.
Outro reconhecimento de serviços ofertados pela Rede Estadual de Saúde foi a Câmara Hiperbárica, equipamento instalado no Hospital da Ilha, em São Luís. A estrutura é semelhante a uma cama vedada com oxigênio puro, cuja função é aumentar a pressão atmosférica com a quantidade de oxigênio transportado pelo sangue, favorecendo a cicatrização e evitando infecções e atrofias musculares dos pacientes vítimas de acidentes por queimadura.
Além disso, o governador também fez menção ao Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), que neste ano de 2024 recebeu a autorização do Ministério da Saúde (MS) para realização de retirada e transplante de fígado e rim, tornando-se a primeira unidade de alta complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) a fazer os procedimentos.
Mín. 19° Máx. 25°