A data de 5 de fevereiro não é simplesmente mais um dia no calendário para a empreendedora Ivanete Ferreira, que venceu o câncer de mama. A data é um lembrete ao direito das mulheres em ter acesso garantido ao diagnóstico e tratamento adequados dessa doença.
“Quando a gente recebe o diagnóstico, a gente pensa que recebeu uma sentença de morte. Hoje estou curada, levo esse testemunho a outras pessoas que estão sofrendo com esse diagnóstico e mostro que há vida após o câncer. E há vida durante o câncer também, que podemos levantar a cabeça, dar uma nova guinada na nossa vida, podemos reescrever a nossa história”, afirma Ivanete.
O Dia Nacional da Mamografia foi instituído pela Lei Federal n° 11.695/2008 para chamar atenção para a importância do exame na detecção precoce do câncer. Em Marabá, para ter acesso ao exame, é necessário que a paciente procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para uma avaliação clínica com médico ou enfermeiro para o encaminhamento. O agendamento ocorre na própria regulação da unidade básica, ou seja, a paciente já sai com uma data e horário para se encaminhar ao Centro de Referência Integrado a Saúde da Mulher (Crismu) ou ao Centro de Especialidades Integradas (CEI) para fazer a mamografia, como explica a gerente do Crismu Francisca Barbosa dos Santos.
“Atendemos toda a demanda regulada. Os pacientes vão para as Unidades Básicas de Saúde, fazem as consultas, daí o médico ou enfermeiro solicita a mamografia e é feito o cadastro na central de regulação. Aqui a gente também faz ultrassonografia, consulta ginecológica e o planejamento familiar com o encaminhamento para implante de DIU, laqueadura e vasectomia”, detalha Francisca.
Vencer o câncer de mama só foi possível para Ivanete Ferreira graças ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD), garantido pela rede municipal de saúde, no CEI. “O apoio do município pra quem está vivendo isso é fundamental. A gente que vem de uma longa história sabe o quanto o município já cresceu nesse sentido.”
Outro suporte fundamental ao tratamento foi o Instituto Esperança e Vida, que iniciou em 2013 como um grupo de apoio, e alcançou Ivanete quando ela recebeu o diagnóstico em 2015. Hoje curada, ela faz parte da diretoria e ajuda outras famílias a enfrentarem a luta contra o câncer. “Eu queria falar principalmente para as mulheres é: se conheça, faça o autoexame que é fundamental. O início do diagnóstico começa por você mesma. Busque a rede básica de saúde, busque seus exames e se for diagnosticada não se desespere porque câncer tem tratamento. Câncer tem cura!”, afirmou.
Serviço
O Crismu funciona na Folha 31, Nova Marabá, ao lado do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A unidade é equipada com um laboratório de citopatologia onde são realizadas as leituras dos exames de preventivo, com laudos feitos por profissionais biomédicos e bioquímicos.
O CEI fica na Rodovia Transamazônica, ao lado do DNIT, s/nº, Bairro Amapá. O local conta com várias especialidades médicas, exames de raio-x e mamografia, TFD e regulação.
O Instituto Esperança e Vida fica na Rua 5 de Abril, na Velha Marabá, esquina com a Travessa Santa Terezinha e é mantido pela venda de produtos no bazar, que funciona ao lado da sede, onde são oferecidos gratuitamente cursos e atendimentos com mastologista, nutricionista e psicólogos para pessoas em tratamento e seus familiares.
Texto: Fabiane Barbosa
Fotos: Wellen Cristina
The post Dia Nacional da Mamografia: Exame feito regularmente possibilita diagnóstico precoce e o tratamento adequado appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 20° Máx. 28°