

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recebeu nesta quarta-feira (5), do Tribunal de Justiça (TJMS), o Projeto de Lei 01/2025 , que regulamenta o auxílio-invalidez aos servidores do órgão, correspondente a três salários mínimos. Para realizar a mudança, a proposta altera a Lei 3.310/2006 , que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.
O dispositivo acrescentado ao Estatuto estabelece que será pago, mensalmente, ao servidor aposentado por incapacidade permanente para o trabalho e que necessitar de assistência permanente de outra pessoa, auxilio-invalidez de três salários mínimos. O benefício será concedido após pronunciamento da perícia médica oficial do Estado, em laudo pericial confirmando que o aposentado está impossibilitado de realizar qualquer atividade, que necessita de cuidados permanentes, entre outros requisitos.
Em mensagem anexa ao projeto, o desembargador Sérgio Fernandes Martins, presidente do TJMS, informa que a proposta resulta de comunicação do governador Eduardo Riedel, segundo a qual enviará à ALEMS projeto de lei relacionado ao auxílio em cumprimento a exigências do Ministério da Previdência Social.
Foi orientado pelo Governo que o benefício fosse incorporado à legislação estatutária do Poder Judiciário “para garantir a concessão e continuidade do pagamento desse auxílio aos servidores aposentados, sem que o benefício esteja vinculado ao sistema previdenciário”.
O projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Posteriormente, será analisado e votado pelas comissões de mérito e em sessões plenárias.
Legislativo - MS Deputado Zé Teixeira reivindica melhorias para municípios de MS
Legislativo - MT Dr. João critica falta de resposta da Secretaria de Saúde sobre projeto que nomeia alas do Hospital Central
Legislativo - MS Lar do Idoso de Maracaju deve receber título de Utilidade Pública
Gurupi - TO Projeto “Transformando Sorrisos” e reforma do CAPS AD marcam celebração dos 67 anos de Gurupi
Legislativo - MS Zé Teixeira propõe inclusão de Romaria Diocesana no Calendário Oficial
Cidades Alunos do 2º ano da Rede Municipal de Ensino participam da prova Sabe, que avalia a educação em toda a Bahia Mín. 16° Máx. 30°





