Na última terça-feira (4), alunos do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizaram no Espaço do Idoso, em Itapecuru Mirim, uma palestra sobre segurança digital para a terceira idade.
Os estudantes Paulo Yuri, Paulo Vitor, Pedro Lucas, Felipe Ferreira, Marcus Antônio e Adrian Raul, do curso superior de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, abordaram o tema “Cidadania digital: Enfrentando os golpes cibernéticos e garantindo direitos humanos para idosos”, explicando aos participantes com mais de 60 anos os riscos do ambiente digital e como se proteger de fraudes.
A ação integra o projeto de extensão desenvolvido na disciplina de ética, cidadania e direitos humanos, ministrada pela professora Thallita Serra, no Campus Itapecuru Mirim. De acordo com a professora, a disciplina contempla 30 horas de atividades extensionistas, permitindo que os estudantes promovam ações voltadas à comunidade externa.
“Esse primeiro grupo formado por seis alunos criou um projeto de Cidadania Digital e apresentou para um grupo de idosos, trazendo informações essenciais sobre segurança online”, explicou Thallita.
O integrante do projeto, Paulo Yuri Paixão Silva, comentou que a ideia do projeto é fornecer apoio a um grupo que está vulnerável no ambiente digital. Ele explica que idosos sofrem com exclusão digital, o que os torna alvos fáceis para ataques cibernéticos e estelionatos.
“Buscamos conscientizar e proteger essa população idosa, ensinando-os a reconhecer quando estiverem diante de uma situação que pode colocar em risco os seus dados e a sua dignidade digital. Não pretendemos demonizar o uso das tecnologias, muito menos das redes sociais, mas fazer com que as pessoas naveguem e utilizem essas ferramentas com mais atenção e segurança”, disse.
Ao final da palestra, os participantes esclareceram dúvidas e compartilharam suas experiências no mundo digital. “Após a apresentação, alguns idosos nos contaram sobre casos que ocorreram com seus conhecidos, familiares e amigos, e que por conta da palestra ministrada pelo grupo, ficariam mais atentos e tomariam mais cuidado”, falou Yuri.
O grupo pretende expandir a ação para o Campus Itapecuru Mirim e mobilizar mais pessoas para alertar a sociedade sobre os riscos do mundo digital.
Mín. 20° Máx. 28°