A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), por meio da Gerência Executiva das Escolas Cidadãs Técnicas (GEECT), realizou, nesta quarta-feira (05), a abertura da "Formação, Ambientação e Práticas: Educação Técnica e Profissional da Paraíba". A ação ocorre simultaneamente em João Pessoa, Campina Grande e Guarabira, envolvendo gestores, coordenadores e profissionais das áreas Técnica, Humanas, Linguagens, Natureza e Matemática de todas as Escolas Cidadãs Técnicas Integrais das 16 Gerências Regionais de Ensino.
O objetivo é preparar gestores, coordenadores e profissionais da Rede Estadual vinculados à Educação Profissional e Técnica para uma execução plena das ações durante o ano letivo de 2025. "A ação é voltada para refletirmos sobre o que é a educação profissional na Paraíba, as matrizes curriculares, diretrizes, a legislação que a fundamenta, ações, projetos e a jornada pedagógica que ocorrerá na próxima semana, preparando matriz curricular, quadro de horários, projeto público pedagógico e dando início ao ano letivo", frisou o gerente executivo de Educação das Escolas Cidadãs Técnicas, Túlio Antunes.
De acordo com o secretário executivo de Gestão Pedagógica, José Edilson Amorim, a SEE-PB planejou as formações para iniciar o ano com ânimo e responsabilidade. "As escolas técnicas de tempo integral iniciam sua formação, que é essencial. Sem essa preparação, ao lado da gestão, não há aprendizagem e, consequentemente, não há sucesso do aluno nem da escola, que se reflete na aprovação. Fizemos um planejamento no ano anterior, e 2024 será um ano de absoluto sucesso para a educação. Será o ano do mais exitoso processo educacional na Paraíba", comentou.
O secretário Wilson Filho destacou que a Secretaria da Educação está cumprindo o cronograma de formações, assim como já ocorreu para gestores e merendeiras responsáveis pela alimentação dos estudantes. “Hoje iniciamos as formações dos profissionais das escolas técnicas. Precisamos preparar cada detalhe para que nossos estudantes, junto com os sonhos que depositam no curso técnico e na escola onde vão estudar durante o ano, tenham a melhor experiência possível. Por isso, precisamos capacitar aqueles que são responsáveis pelos cursos, garantindo ainda mais qualidade. Cuidando de cada detalhe da educação, vamos entregar o melhor ano da história da educação na Paraíba”, ressaltou.
O gestor Ygor Machado, da ECIT Professor Raul Córdula, localizada em João Pessoa, falou sobre a importância das formações para dar continuidade aos trabalhos em alinhamento com a SEE-PB. “É fundamental que os profissionais que atuam nas ECITs participem dessas formações para aprofundar seus conhecimentos sobre práticas, métodos e matrizes curriculares. Como gestor de uma escola técnica, vejo que ter coordenadores de área e da BNCC alinhados com todos os parâmetros da Secretaria da Educação e com as exigências dos cursos técnicos é essencial. Isso fortalece nossa equipe e nos permite oferecer um trabalho pedagógico de qualidade à comunidade escolar.”
A "Formação, Ambientação e Práticas" será realizada até sexta-feira (07) e também acontecerá nas cidades de Monteiro, Cuité, Patos, Sousa, Itaporanga e Pombal.
Mín. 20° Máx. 29°