

Com o objetivo de promover a inclusão e o respeito aos direitos da comunidade autista, o deputado distrital Robério Negreiros (PSD) apresentou o projeto de lei 1469/24, que dá prioridade a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no atendimento e na tramitação de processos administrativos perante os órgãos públicos do Distrito Federal. A medida, segundo o autor da proposta, visa garantir os direitos, o respeito à dignidade e a efetividade do atendimento.
Segundo o texto, a prioridade, assegurada mediante a apresentação de documento que comprove a condição, se estende às empresas de serviços públicos, às instituições financeiras e ao atendimento na Defensoria Pública do DF, em relação aos serviços de assistência judiciária. Para isso, os órgãos terão que capacitar seus servidores para o atendimento adequado às pessoas com TEA, promovendo sensibilização e treinamento em relação às necessidades e direitos desse público.
O parlamentar explicou que o projeto está em consonância com os preceitos da Constituição Federal e da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que estabelecem o princípio da igualdade e a proibição de discriminação em razão de deficiência. “A aprovação dessa lei serve ainda como um mecanismo de sensibilização da sociedade e dos servidores públicos sobre a realidade das pessoas com TEA”, afirma Negreiros.
Caso o projeto se torne lei, os órgãos também deverão criar canais de comunicação específicos e estabelecer protocolos de atendimento que considerem as características e necessidades dos autistas.
* Com informações da assessoria de comunicação do deputado Robério Negreiros
Agência CLDF
Direitos Humanos Júri popular de réus pelo assassinato de Mãe Bernadete começa na terça
Direitos Humanos Mães ambulantes cobram pontos de apoio para crianças no carnaval
Direitos Humanos Bloco de Brasília faz carnaval acessível para pessoas com deficiência Mín. 20° Máx. 28°





