O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou, nessa quarta-feira, 12,a 2ª etapa do treinamento sobre o ICMS Ecológico nos municípios de Divinópolis, Caseara, Marianópolis, Araguacema e Pium, que fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão. Nas reuniões, foi destacado como o ICMS Ecológico pode beneficiar as comunidades locais, incentivando a conservação dos recursos naturais e a responsabilidade ambiental.
Ao coordenar a capacitação,o inspetor ambiental do Naturatins, Karllayle Azevedo, apresentou informações detalhadas sobre a legislação do ICMS Ecológico e os benefícios diretos para os municípios que adotam práticas de gestão ambiental eficazes. “É necessário o engajamento da população nas ações de proteção e uso sustentável dos recursos naturais”, pontuou.
A servidora da Ilha do Bananal/Cantão, Para Hélia Regina, enfatizou a importância da integração entre os diferentes atores sociais – governo, comunidade e instituições – para o sucesso das iniciativas de preservação ambiental da região. “O ICMS Ecológico não é apenas uma política fiscal, mas uma oportunidade de transformação social e ambiental para os municípios envolvidos”, ressaltou.
“A colaboração entre governo, sociedade civil e instituições é essencial para o sucesso dessas políticas”, salientou a secretária de Meio Ambiente de Araguacema, Leonette Martins.
O evento promoveu um espaço de diálogo e troca de experiências sobre a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável na região da APA da Ilha do Cantão, além de esclarecer dúvidas frequentes dos gestores municipais.
Mín. 22° Máx. 34°