A Fundação Cultural do Pará (FCP) realizou nesta terça-feira, 18, uma audição de vinil do álbum “LP das Escolas de Samba de 1989”. Guiado pelo carnavalesco Wander Nunes, a audição ocorreu na Fonoteca, localizada no terceiro andar da FCP, e contou com diversas histórias e curiosidades sobre o álbum, além de muita música.
A audição contou ao público detalhes sobre o álbum escolhido, além de tocar algumas músicas. Uma das canções tocadas foi “Liberdade! Liberdade! Abre as Asas sobre Nós”, enredo apresentado pela escola Imperatriz Leopoldinense no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro no carnaval de 1989. Com o desfile, a escola conquistou o seu terceiro título de campeã do carnaval carioca, quebrando o jejum de sete anos sem conquistas.
A atividade foi guiada por Wander Nunes, carnavalesco que tem forte ligação tanto com as escolas de samba do Rio quanto de Belém, e que participou diretamente desse disco em especial.
Wander revelou ao público presente que o álbum de 1989 foi escolhido por ter sido seu primeiro ano desfilando em uma escola de samba. “Tinha 11 anos de idade, quando desfilei pela primeira vez, e quando me perguntam o que o carnaval significa para mim, eu respondo: o carnaval sou eu. Hoje explicamos sobre as 18 faixas, das 18 escolas de samba, mas eu selecionei quatro que foram as mais importantes para que a gente pudesse falar um pouco”, explica.
Geração -Técnico em gestão cultural e professor da fonoteca, César Lopes fala sobre a importância da audição de vinis. Para ele, o vinil precisa manter sua história, pois marcou uma geração. “O vinil era uma mídia que se tornou popular e ao mesmo tempo abrigava muitas informações, por exemplo: na capa do vinil você podia encontrar mensagens visuais, a letra da canção e quais eram os músicos que estavam presentes na canção. Então é essa a importância do vinil. Seria conservar a memória de uma época recente e que nos marcou”, alega.
A estudante Mariane Melo foi uma das participantes da audição e se considera uma apreciadora dos vinis. “Eu frequento muito a Fonoteca, é um lugar confortável. Eu soube da audição por conta de uma funcionária lá da Seção Braille, e tive interesse em vir, por ser apaixonada em músicas no vinil”.
Ouvir e Conhecer -A audição de vinil faz parte da programação da Fonoteca, por meio do projeto “Ouvir e Conhecer” que visa incentivar o público a conhecer mais sobre o vinil, além de fazer uma reflexão sobre a importância da preservação dos discos e o papel da música na cultura popular.
*Com colaboração de Jhullyele Santos - Ascom/ FCP
Mín. 22° Máx. 32°