

Está valendo a obrigatoriedade de destinação de 2% das vagas de trabalho em licitações de serviços e obras públicas, contratados pelo Governo do Distrito Federal, para pessoas em situação de rua das vagas. O direito ganhou efetividade graças à publicação da Portaria Conjunta nº 02, de 10 de fevereiro de 2025, que operacionaliza a Lei nº 6.128/2018, de autoria do deputado distrital Ricardo Vale (PT). Aprovada pela Câmara Legislativa e promulgada em 2018 após a derrubada do veto do governador, a norma foi regulamentada em maio de 2024 pelo Decreto nº 45.846, mas ainda não havia sido implementada. A portaria foi publica no DODF na segunda-feira (17) e é assinada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).
A nova regulamentação estabelece uma parceria entre as duas secretarias para garantir a implementação da lei. A Sedes ficará responsável pelo cadastramento e acompanhamento socioassistencial dos beneficiários, enquanto a Sedet atuará na articulação com empresas contratadas pelo GDF para viabilizar as contratações.
O deputado Ricardo Vale celebrou a regulamentação da lei, reforçando seu compromisso com a população em situação de rua: "Garantir o acesso ao trabalho para essas pessoas é garantir dignidade e um recomeço. A maioria delas não está na rua por opção, mas por falta de oportunidades. Nossa luta sempre foi para construir mecanismos de inclusão social efetiva, e essa política representa um passo fundamental para isso."
O parlamentar tem atuado na defesa da população em situação de rua, propondo debates e soluções para políticas públicas voltadas a essa parcela vulnerável da sociedade. Com a aplicação da lei e o comprometimento do GDF, ele espera que mais pessoas tenham acesso a oportunidades de emprego e, com isso, consigam reconstruir suas vidas com autonomia e perspectivas de futuro.
* Com informações da assessoria de comunicação do deputado Ricardo Vale
Agência CLDF
Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





