

Durante o verão, os banhos de rio e mar são a grande pedida para momentos de lazer e diversão. Com uma faixa litorânea de belas praias, muitos sergipanos aproveitam para se refrescar e diminuir a sensação das altas temperaturas da estação. Para que todos possam aproveitar ainda mais o clima, o banho assistido para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida é uma maneira inclusiva para que todos usufruam da praia de forma democrática.
O banho assistido é uma iniciativa que permite que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam entrar no mar com segurança. Em Sergipe, o Governo do Estado, através das secretarias de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e Esporte e Lazer (Seel), em parceria com o Projeto Estrelas do Mar, tem desenvolvido essa prática nas praias na estação mais quente do ano.
“Com o serviço de banho assistido, o Governo evidencia, mais uma vez, o seu compromisso com a inclusão em atividades que fortalecem os laços de cidadania e garantia dos direitos humanos. A ação objetiva incluir as pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos com dificuldade de locomoção, bem como seus familiares, para que todos possam aproveitar a temporada de verão de maneira segura”, explica a secretária de estado da Assistência Social Érica Mitidieri.
Durante todo o momento do banho assistido, os técnicos da Seasic e Seel estão prontos para orientar e organizar para o melhor aproveitamento da programação do Verão Sergipe. A iniciativa emociona quem passa pelo local, revelando sorrisos empáticos, bem como a alegria de sentir-se livre num espaço acolhedor e seguro, como relatou Geane dos Santos, que trouxe o seu filho Isaías Monteiro. “O banho assistido é uma ótima oportunidade para o exercício da independência. Para o meu filho, é um incentivo para que ele possa se divertir livremente no mar. Já é a segunda vez que participamos da ação”, conta.
Nesse sentido, a coordenadora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Suellen Graziele, explica que, durante a ação, são utilizadas cadeiras anfíbias que proporcionam a experiência do banho com segurança e inclusão. “O banho assistido é um momento de inclusão, de acessibilidade, e o Governo do Estado possibilita que pessoas com deficiência aproveitem a programação diurna do Verão Sergipe. Com as cadeiras anfíbias, a pessoa com deficiência tem a oportunidade de mergulhar no mar,aproveitando os momentos de alegria e fortalecimento de vínculos familiares”, declara a coordenadora.
Inclusão
O banho assistido tem como objetivo garantir que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida possam desfrutar de um mergulho seguro, seja no no rio ou mar, proporcionando sensações de liberdade e interação social. A atividade foi um dos destaques da Programação do Verão Sergipe, proporcionando aos participantes e familiares uma experiência acessível e inclusiva nos municípios de Pacatuba, Canindé de São Francisco, Pirambu, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d'Ajuda e Estância.
Para o professor Arinaldo Santana, pai do jovem Jonatas Emanuel, autista com deficiência múltipla, a ação é um momento de grande significado para as famílias. “Jonatas participou dessa linda iniciativa, principalmente, para as famílias que estão dentro do espectro autista e com outras deficiências. Ela insere, inclui os nossos filhos e os tira do isolamento social, levando-os para a sociabilidade”, afirma.
Já o senhor José Alves, idoso com mobilidade reduzida, era só alegria em aproveitar o banho de mar. “O banho está espetacular, uma maravilha. Como pessoa idosa, é uma oportunidade para se divertir e com pessoas incríveis que nos ajudam a aproveitar ainda mais o momento”, frisa.
Incentivo
No início de fevereiro, o Governo do Estado entregou novos equipamentos para banho assistido ao projeto Estrelas do Mar, iniciativa filantrópica que visa trabalhar a inclusão de pessoas com e sem deficiência por meio da prática do bodyboarding. As duas cadeiras anfíbias e as oito pranchas de bodyboarding foram adquiridas por intermédio de uma emenda do deputado estadual Jorginho Araujo.
O Estrelas do Mar tem 13 anos de história e atua todos os sábados ao longo do ano. Atualmente, 193 pessoas são assistidas pelo projeto. “Essa aquisição vai garantir que mais pessoas tenham acesso ao banho assistido e a outras atividades como o bodyboarding. Precisamos contemplá-las com o que temos de melhor. O desgaste dos equipamentos aqui é muito constante, por conta da maresia e do sol, e esse aporte nos dá uma boa continuidade”, pontua Byron Virgílio, idealizador do projeto Estrelas do Mar.











Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





