

Além das seis escolas de samba com a melhor pontuação, um bloco muito importante vai passar pela Marquês de Sapucaí no Desfile das Campeãs, neste sábado (8). É o bloco da mobilização nacional pelo Feminicídio Zero, que está aproveitando o carnaval carioca e o Dia Internacional da Mulher para conscientizar os foliões sobre a importância do combate à violência de gênero.
Mais de 300 mulheres vão desfilar carregando uma faixa com a mensagem “Feminicídio Zero - Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”. Está prevista a participação da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e de outras ministras e parlamentares.
A campanha também afixou materiais informativos em diversos espaços do Sambódromo, como painéis, cubos de frisa e banheiros. Antes dos desfiles, agentes fizeram um trabalho de conscientização nas quadras das escolas.
"Carnaval é lugar de respeito, de felicidade, de amor, mas principalmente de não assédio, não violência, e não feminicídio", declarou a ministra Cida Gonçalves em um dos vídeos de divulgação da campanha.
A mobilização Feminicídio Zero é uma ação permanente do Ministério das Mulheres, lançada em agosto de 2024. Um dos principais objetivos é ampliar a divulgação da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, que recebe denúncias e oferece informações sobre as leis e serviços de proteção às mulheres. O canal funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e está disponível também no WhatsApp pelo número (61) 9610-0180.
Direitos Humanos Júri popular de réus pelo assassinato de Mãe Bernadete começa na terça
Direitos Humanos Mães ambulantes cobram pontos de apoio para crianças no carnaval
Direitos Humanos Bloco de Brasília faz carnaval acessível para pessoas com deficiência Mín. 20° Máx. 28°





