As gêmeas siamesas Yasmin Vitória e Eliza Vitória, de apenas quatro dias de vida, passaram por uma tomografia e uma ressonância magnética na manhã deste sábado (12/04), na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), localizada no bairro Cidade Nova, na zona norte de Manaus. A unidade de saúde conta com um parque de imagem e estrutura adequada para a realização dos exames.
De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, os exames de imagem fazem parte da avaliação cirúrgica e servirão para constatar se há ou não órgãos e vasos compartilhados entre as gêmeas e, após essa etapa, definir as condições necessárias para o procedimento de separação.
Os exames, feitos nesta manhã, envolveram pelo menos 50 profissionais do Hospital Francisca Mendes, entre enfermeiros, cardiopediatras, pediatras, anestesistas, cirurgiões e radiologistas, para que todo o procedimento pudesse ser feito sem intercorrências.
“Nós preparamos toda a nossa equipe, nosso corpo clínico, e o parque de imagem que hoje está ampliado”, disse a diretora-presidente da FHCFM, Roberta Nascimento.
A secretária executiva adjunta de assistência da SES-AM, Mônica Melo, explicou que desde o nascimento das gêmeas e com a possibilidade de compartilhamento de órgãos entre elas, equipes da rede pública de saúde foram mobilizadas para que as recém-nascidas pudessem ter toda a assistência necessária.
“A partir de hoje, a gente fecha esse diagnóstico se há órgãos ou não compartilhados para se tomar uma decisão clínica. Os médicos, em conjunto com a família, decidem onde e que tipo de procedimento será realizado”, afirmou.
Acompanhamento adequado
As recém-nascidas estão sendo acompanhadas desde o nascimento. Elas já passaram por outras avaliações médicas, com cardiologistas e cirurgiões, para verificar o compartilhamento de um coração e demais órgãos.
Nessas avaliações algumas informações já foram obtidas, mas os exames de imagens mais detalhados são necessários para que o diagnóstico seja fechado.
Desde novembro de 2024, Elizandra já estava fazendo o pré-natal de risco em Manaus. A mãe das gêmeas é do interior do Estado do Pará e veio dar à luz na capital amazonense, onde o atendimento de urgência e emergência obstétrica neonatal na rede pública de saúde é referência.
Referência em atendimento neonatal
As gêmeas siamesas nasceram ligadas pelo tórax e abdômen, na quarta-feira (09/04), na Maternidade Ana Braga, localizada na zona leste da cidade. A unidade é referência em parto de alto risco.
Após a realização dos exames, as gêmeas foram reconduzidas à Maternidade Ana Braga, onde a mãe, Elizandra da Costa, de 22 anos, também está, e continuarão sendo acompanhadas até a conclusão das avaliações.
Mín. 17° Máx. 28°