Domingo, 27 de Julho de 2025
15°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Cidades Alagoinhas - BA

Alunos do 5º ano lançam revista Território Criativo durante o Julho das Pretas e Pretinhas

Durante as ações em alusão ao Julho das Pretas e Pretinhas, realizadas pela Prefeitura de Alagoinhas por meio da Secretaria de Educação (Seduc), ...

25/07/2025 às 19h11
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA

Durante as ações em alusão ao Julho das Pretas e Pretinhas, realizadas pela Prefeitura de Alagoinhas por meio da Secretaria de Educação (Seduc), foi lançada a revista Território Criativo, fruto de atividade pedagógica da Escola Municipal Alagoinhas IV. O lançamento ocorreu nesta sexta-feira, 25, momento em que houve também roda de conversa com exposição das biografias de mulheres negras e afro-indígenas, que foram entrevistadas e biografadas pelos estudantes. Além da apresentação performática com Margô Lopes intitulada “escrevivência poética de uma mulher preta”. Produzida pelos talentosos alunos da turma do 5º ano do Ensino Fundamental, a publicação traz textos baseados nas leituras e atividades promovidas e provocadas durante as aulas. Com duas edições anuais, julho e dezembro, a produção tem como principal finalidade publicizar as produções literárias dos estudantes.
A estudante Maísa Amorim, 11 anos, que apresentou suas leituras durante o lançamento, ressaltou a alegria de ter sua história na revista. “É muito legal fazer parte disso, porque nós falamos sobre as nossas coisas, do que a gente faz na escola e de como aprende a se comunicar mais com outras pessoas. As pessoas também passam a conhecer mais a gente, além de ajudar nossa escola e nossa sala na leitura e escrita”, explica.
Para Pedro Henrique Brito, de 10 anos, ter seu nome como autor da revista é uma honra. “Isso é muito bom. Eu me senti como autor. Eu me inspirei em algumas histórias que me interessavam. Então, estamos sentindo muito orgulho da gente. Para mim, foi fácil escrever, porque eu leio muito texto, já escrevi várias vezes. Aqui na escola, tem esse incentivo e recebemos muita ajuda. Mas, também, foi bom porque tem muitos alunos que não faziam muito texto, não escreviam muito e todo mundo agora está feliz, se achando um autor”, comemora o estudante.
Já Guilherme Leão, de 12 anos, que também fez parte da produção, conta que esse projeto vai ajudá-lo no futuro. “Eu me sinto bem, porque é bom para aprendizagem. Para escrever, tem que ler. Então, quando eu for maior, tudo isso vai me ajudar. Tipo, quando eu for fazer alguma apresentação na minha adolescência, eu já vou saber tipo pontuações textuais e essas coisas”, comenta.

A revista é apresentada com uma diversidade de tipos e gêneros textuais como notícias, relatos de memórias, contos, estudos literários dos livros recontados durante o clube da leitura, memorial de vida, cartas, recontos dentre outras possibilidades textuais.

Foto: João Victor/ Secom/ Alagoinhas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários