Em mais um dia de exposição, a Expoacre além de movimentar os setores econômicos e culturais do estado, também abre espaço para a inteligência estratégica com a realização do 2º Campeonato de Xadrez Rápido, neste domingo, 27. Promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), a competição reuniu 40 enxadristas em um torneio marcado por concentração, agilidade e raciocínio rápido, no formato de 15 minutos por jogador, ao longo de cinco rodadas.
Realizado dentro do espaço da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), o campeonato atraiu desde iniciantes até jogadores experientes, promovendo um ambiente de respeito, competição saudável e estímulo ao pensamento lógico.
Para o secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, a presença do xadrez dentro da Expoacre estimula a matemática e o raciocínio lógico, fazendo parte do contexto que o governo estadual tem fomentado, visando a formação em ciência, o estímulo à inovação e à tecnologia.
“Estamos no segundo ano consecutivo com essa iniciativa, neste evento. Estamos presentes, anualmente, com esportes e atividades eletrônicas, incluindo jogos. Além do formato eletrônico, também há o físico. Tivemos um recorde de quase 40 participantes. Com a nova estrutura, estamos satisfeitos e felizes em ver tantos jogando xadrez, um jogo que estimula o raciocínio, a estratégia e o pensamento matemático. A presença de muitos jovens inspira e desperta o interesse pelo xadrez, promovendo o desenvolvimento humano. Tudo isso é fruto de parceria integrada entre o governo do Estado do Acre e as instituições parceiras como a Associação Acreana de Xadrez, a Narc Nerd e o Instituto Mercosur Amazônia, organizações que colaboram para a criação deste ambiente.”, afirmou o secretário.
A organização do campeonato é feita pela Associação Acreana de Xadrez e destaca o crescimento do interesse pelo xadrez entre jovens e crianças no Acre.
“Este evento na Expoacre é fundamental para a federação e para o xadrez, pois amplia a visibilidade do esporte. Após competições como esta, percebemos um aumento significativo no interesse do público, especialmente nas redes sociais. Ele estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico, o cálculo e a segurança digital, temas relevantes. Nossos parceiros da área de tecnologia são fundamentais para a realização do evento, e, em parceria com o governo do estado, realizamos estes eventos anualmente.”, explicou Neurismar da Rocha Souza, responsável pelo torneio.
Considerada uma arte e uma ciência, a prática do xadrez ganha cada vez mais espaço entre crianças, jovens e adultos. Entre os competidores, a iniciativa visa estimular o raciocínio lógico, promover a concentração e valorizar o pensamento estratégico, características fundamentais para o desenvolvimento intelectual e pessoal dos participantes.
Entre os competidores, o sentimento era de grande entusiasmo. A jovem estudante, de apenas 13 anos, Isabela Menesbonner, anos, participou pela segunda vez e comemorou o desempenho.
“O sentimento é gratificante de estar participando deste campeonato. Pratico xadrez desde criança e considero este um momento de lazer e diversão. Espero obter uma boa colocação, talvez o terceiro lugar, pelo menos. Na verdade, há muitos participantes, mas darei o meu melhor para vencer. A iniciativa de promover o jogo de xadrez é excelente”, disse.
Os campeões receberam medalhas e troféus, além do reconhecimento do público presente, que acompanhou as últimas rodadas com entusiasmo e silêncio respeitoso, típico das grandes partidas. A premiação totaliza R$ 1.500,00, além de troféus e medalhas. Os campeões de cada categoria serão agraciados com um jantar vip. Os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria receberam troféus. Do primeiro ao quinto colocado de cada categoria receberam medalhas.
Com grande participação e excelentes partidas, o torneio reuniu enxadristas de todas as idades e níveis. Confira os campeões de cada categoria:
1º lugar: Ricardo Moura
2º lugar: Igor Diore
3º lugar: Elivan dos Santos
1º lugar – José Andrés
2º lugar – Michael
3º lugar – Reginaldo
1º lugar: Neurismar Rocha
2º lugar: Antônio Marcos
3º lugar: José Henrique
1º lugar: Luiz Carlos
2º lugar: Rogério Fonseca
3º lugar: Marcondes Avelino
1º lugar: Isabela Bonner
2º lugar: Maria Jannayna
3º lugar: Aysla
1º lugar: Yvan Lucas
2º lugar: Cristiano Batista
3º lugar: Luiz Henrique Morais
1º lugar: José Henrique
2º lugar: Elson Rúben
3º lugar: Lucas Davi
4º lugar: Arthur Batista
1º lugar: Lucas Kentaro
2º lugar: Lucas Davi
3º lugar: Heitor Castela
1º lugar: Uirá Barroso
2º lugar: Luis Ricardo
3º lugar: Luiz Henrique
1º lugar: Clara Cristina
2º lugar: Hágata Cristiny
3º lugar: Julia Andrade
O surgimento do xadrez se deu no século VI, na Índia, com o nome de shaturanga, que significa “os quatro elementos de um exército”, em sânscrito. Posteriormente, o jogo foi para a China e para a Pérsia. É da palavra persa shah, que significa rei, que provêm o nome xadrez. É um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios, clubes, escolas.
O sucesso da competição mostra que o xadrez vem conquistando espaço como prática esportiva, educacional e cultural no estado. A expectativa é que, nas próximas edições da Expoacre, o número de participantes continue crescendo, consolidando o campeonato como um dos momentos mais estratégicos do evento.
The post Em 2ª edição, Campeonato de Xadrez da Expoacre reúne 40 competidores em disputas emocionantes appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 17° Máx. 28°