O governador Rafael Fonteles recebeu, nesta sexta-feira (8), o primeiro grupo de estudantes da rede pública estadual do Piauí que embarcará para um intercâmbio de 30 dias em Lisboa, Portugal. A viagem é parte do prêmio concedido aos vencedores do Seduckathon 2025, uma competição de inovação promovida pela Secretaria de Educação (Seduc).
A reunião teve como objetivo a apresentação oficial do cronograma para os viajantes e seus familiares, além das aulas, os participantes, durante os fins de semana, participarão de atividades turísticas e culturais para melhor aproveitar o intercâmbio. Ademais, cada aluno e professor receberá um auxílio financeiro de 200 euros para despesas pessoais durante o período, a medida visa garantir mais conforto e autonomia aos participantes.
“É incrível passar um mês em Lisboa estudando tecnologia, tendo acesso a startups e a uma experiência histórica, cultural e riquíssima. É transformador todo esse movimento que proporcionamos aos alunos na escola pública do Piauí. Infelizmente, não dá para ir todos os alunos da rede, por isso que tem a competição que termina impactando toda a comunidade escolar”, destacou Rafael Fonteles.
Durante o intercâmbio, os alunos terão acesso a trilhas formativas nas áreas de tecnologia, como programação, inteligência artificial, design gráfico, animação, robótica e produção de jogos digitais. Em Lisboa, vivenciarão uma formação educacional no Tumo, um dos espaços de educação criativa mais avançados do mundo. Toda a experiência será custeada pelo Governo do Estado.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforçou o caráter transformador da iniciativa. “Estamos vivendo uma revolução educacional no governo Rafael Fonteles, temos acelerado esse processo com escolas em tempo integral e cheias de oportunidades. O Seduckathon é uma dessas oportunidades: um concurso técnico na área tecnológica, onde os alunos desenvolvem projetos que ajudam a melhorar suas escolas e comunidades, e como prêmio, recebem esse intercâmbio educacional. Eles voltam transformados e prontos para transformar, queremos promover desenvolvimento com redução das desigualdades, justiça social e oportunidades para todos os municípios do Piauí”, reforça o gestor.
Nesta primeira etapa, 20 estudantes de escolas públicas de tempo integral dos municípios de Pio IX, Oeiras, Teresina e Caldeirão Grande do Piauí foram selecionados. Eles vivenciarão uma imersão educacional voltada para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e criativas.
Entre os premiados está Beatriz Moreira, aluna do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Orlando Carvalho, em Oeiras. Ela conta que a emoção foi enorme ao descobrir que havia sido contemplada com a viagem. Seu projeto vencedor foi uma lixeira inteligente, pensada para facilitar a reciclagem e reduzir o contato direto com resíduos. “Tivemos várias ideias, mas decidimos focar em um problema que observamos na nossa própria escola: a dificuldade com a reciclagem. Daí surgiu a ideia da lixeira sustentável eletrônica. Ela funciona com sensor de presença, quando a pessoa se aproxima, a tampa abre automaticamente. Pensamos também em locais como hospitais e banheiros, onde o contato com o lixo deve ser evitado”, explica a estudante.
O professor Diógenes Vieira, do Ceti Nossa Senhora do Patrocínio, em Pio IX, também embarca com os alunos. Ele é responsável pelo projeto StudioCraft, uma plataforma de gamificação da educação. “A ideia é tornar o ato de estudar uma experiência mais atrativa e desafiadora para os alunos, promovendo maior engajamento. Para os alunos é tudo novo, é a primeira vez que vão andar de avião, a primeira vez fora do país. Estão todos muito felizes e empolgados, a experiência já começou antes mesmo do embarque”, destaca o docente.
O intercâmbio do Seduckathon 2025 contempla 130 estudantes e 26 professores da rede estadual, que viajarão para seis países diferentes: Portugal, Alemanha, Coreia do Sul, China, Singapura e Estados Unidos. Os estudantes foram selecionados entre os melhores projetos apresentados por cerca de 9 mil participantes da rede estadual. As propostas trazem soluções criativas e tecnológicas para desafios reais das comunidades e escolas, reforçando o papel da educação como motor de transformação.
Mín. 9° Máx. 14°