

Foto: Divulgação / Cidasc
Santa Catarina se destaca pela grande produção agropecuária e pela qualidade no beneficiamento destes produtos, principalmente quanto às questões sanitárias. O padrão adotado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), sob responsabilidade da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) é reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como equivalente ao do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Por esta razão, os estabelecimentos registrados no SIE podem obter também o registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA), sem necessitar grandes modificações em seus procedimentos. Mais de 140 empresas catarinenses já obtiveram junto à Cidasc a adesão ao Sisbi, o que lhes permite comercializar seus produtos de origem animal para todo o país.

“Já temos dados que apontam que o produtor agrega em torno de 25% de faturamento em seus negócios quando muda a abrangência de mercado de estadual para nacional, porque tem uma carteira maior de clientes e tem mais escolhas sobre para quem vender. Com a concessão do Sisbi, estamos cumprindo a missão da Cidasc, de promover o desenvolvimento do setor agropecuário. Nosso trabalho não se limita a cuidar da sanidade, mas fazer com que ela se reverta em ganho para a propriedade”, afirma a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos.
Neste ano, a Cidasc concedeu o registro no Sisbi a oito empresas catarinenses e tem como objetivo prospectar novas adesões. A linha de trabalho tem se pautado no fomento à regularização das agroindústrias, demonstrando os ganhos que ela traz para as empresas e para a saúde pública.

A inspeção sanitária de produtos de origem animal é essencial para que os alimentos sejam seguros para o consumo humano. Os estabelecimentos registrados em serviços de inspeção (seja o municipal, estadual ou federal) seguem normas sanitárias e estão sujeitos à fiscalização para verificar se cumprem os procedimentos. Ao adquirir um produto inspecionado, o consumidor tem mais garantias de que ele foi fabricado a partir de matéria prima de animais sadios e de que durante o beneficiamento foram adotados cuidados higiênicos para evitar contaminações que possam afetar a saúde das pessoas.
Em Santa Catarina, o Departamento Estadual de Inspeção (Deinp) da Cidasc é responsável pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e também concede os certificados do Sisbi e do Selo ARTE, este último criado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para produtos artesanais. Considerando atividades de fiscalização, auditorias, coletas de amostras para análise e verificação de denúncias, o Deinp realizou mais de 20 mil ações nos primeiros oito meses do ano.
Além das atividades de fiscalização, a Cidasc mantém um programa contínuo de capacitação voltada ao setor produtivo. Em oito meses, foram ministradas 30 capacitações, que contribuem para que responsáveis técnicos e profissionais que atuam nas agroindústrias e nas atividades de inspeção sanitária estejam alinhados e apliquem as boas práticas preconizadas pelas normas sanitárias.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





