

O Governo de Sergipe fortalece a cada dia a política de captação de eventos para o estado. Destaque para dois grandes eventos da área científica captados por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur): o 33º Congresso Brasileiro de Microbiologia (CBM 2025) e o 1º Food Micro Latino, que acontecerão entre os dias 25 e 28 de outubro deste ano, no Centro de Convenções AM Malls, Aracaju. Com o apoio da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e a Sergipe Destination (SD), os eventos simultâneos têm expectativa de reunir cerca de 2 mil participantes, entre pesquisadores, estudantes e representantes de instituições do Brasil e do exterior. Deste modo, movimentarão a cadeia produtiva do turismo sergipano.
Organizado pela Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM), o CBM 2025 terá como tema central ‘A Microbiologia no Contexto das Mudanças Climáticas e da Inteligência Artificial’. Já o 1º Food Micro Latino, que terá como foco a sustentabilidade e a segurança alimentar, destacando a importância da microbiologia de alimentos diante dos desafios globais, acontecerá pela primeira vez fora da Europa, sendo realizado em parceria com a International Committee on Food Microbiology and Hygiene (ICFMH) e a Brazilian Association for Food Protection (BRAFP). Os eventos foram apresentados em coletiva de imprensa na última terça-feira, 16, quando também foi realizada uma visita técnica no Centro de Convenções. Na ocasião, foram detalhadas a programação, os temas e a importância científica e econômica dos encontros para o estado.
A secretária de Estado do Turismo em exercício, Daniela Mesquita, avalia que a realização de dois eventos simultâneos de grande porte, que foram captados pela Setur em setembro de 2024, mostra como o turismo de eventos e negócios vem se consolidando no estado. A programação evidencia os frutos do esforço em investimentos e do trabalho estratégico da gestão estadual por meio da pasta junto aos parceiros Emsetur e Sergipe Destination ao atrair maior quantitativo de potenciais turistas, já que os participantes também aproveitam para conhecer o destino e movimentam a cadeia produtiva do turismo.
“Sergipe está mais do que preparado para receber eventos grandes como esses. Temos excelente infraestrutura: da hotelaria aos bares e restaurantes, passando por segmentos como comércio e serviços. Sem contar o AM Malls, que tem capacidade para abrigar milhares de pessoas com conforto e comodidade. Acredito que a cada grande evento captado para o estado é ao mesmo tempo uma maneira de colocar Sergipe nas prateleiras mais altas do mercado nacional e, claro, de fomentar nosso turismo e nossa economia”, comenta a secretária.
O professor Luís Augusto Nero, vice-presidente da SBM e presidente da Associação Brasileira para a Proteção dos Alimentos (BRAFP), por sua vez, destaca a grande expectativa de realizar os congressos em Sergipe. “Estamos com cerca de 2 mil participantes, entre eles, mais de 200 palestrantes, além de apresentações simultâneas em diversas áreas. Estamos confiantes de que o evento será um sucesso e deixará uma marca positiva nos próximos encontros científicos”, acredita.
Suporte do governo
O presidente da Emsetur, Fabiano Oliveira, por sua vez, salienta a grande satisfação de receber o 33º Congresso Brasileiro de Microbiologia e o 1º Food Micro Latino no estado. “O Governo de Sergipe oferece todo o suporte necessário para a realização desses eventos com excelência. Quem chega a Aracaju se encanta, reflexo da hospitalidade, segurança e tranquilidade do nosso destino. E, assim, estamos fortalecendo continuamente o turismo de eventos, congressos e feiras, aproveitando nossa infraestrutura e ampliando possibilidades. Receber bem é o nosso maior compromisso”, afirma.
Para o diretor de Captação de Eventos da Setur, Hugo Julião, além do impacto econômico, os eventos são muito relevantes do ponto de vista científico, envolvendo a Secretaria da Saúde e a Vigilância Sanitária, a Secretaria da Educação com capacitação de professores e o Sergipetec com startups. “É difícil mensurar tudo, mas dá para ver que traz grandes benefícios para a economia e para a educação do estado, movimentando o segmento de turismo de eventos e negócios”, pontua.
Já a presidente do Sergipe Destination, Rafaella Mamede, declara que receber eventos dessa magnitude é muito especial para o turismo de Sergipe, sobretudo no segmento de negócios. “Esses eventos garantem previsibilidade ao destino, fortalecem a cadeia produtiva e deixam um legado de conhecimento que vai além da realização. Estamos felizes em apoiar cada etapa desse processo e consolidar o estado como referência também no turismo de negócios”, ressalta.

Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





