

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e demais parceiros, concluiu nesta quinta-feira, 18, a 2ª edição da Rota da Fruticultura. O último dia da expedição foi dedicado à apresentação de tecnologias voltadas ao cultivo de duas frutas em expansão no estado: a pitaya e o maracujá, ambas reconhecidas pelo alto potencial de mercado e valorizadas pela qualidade no consumo.
Pela manhã, a equipe visitou a Chácara Imperial, no distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional, onde conheceu as tecnologias aplicadas à produção de pitaya. O engenheiro agrícola Edson Masato apresentou o ciclo completo da fruta, do plantio ao manejo e à comercialização. O cultivo teve início em 2018, em uma área de 2 hectares, com cerca de 10 mil pés de três variedades, destacando-se a “roxa do Pará”. Cada moirão reúne três plantas, alcançando produção média de 30 quilos por conjunto. O proprietário, Leonardo Veras, destacou a relevância da cultura. “É uma atividade de alto valor agregado. Com os cuidados adequados, tudo o que é produzido encontra mercado garantido, cobrindo os custos de produção e gerando renda”, afirmou.
À tarde, a programação seguiu na Chácara Terra Prometida, em Pugmil, onde os visitantes acompanharam as práticas de cultivo do maracujá. A propriedade, em seu primeiro plantio, mantém cerca de mil pés de duas variedades, com produção semanal de 30 sacas de 15 quilos, comercializadas nas feiras de Paraíso do Tocantins. O proprietário, Leandro Leal, afirmou que o ciclo de produção levou cerca de oito meses. “A presença da Rota da Fruticultura é um reconhecimento e incentivo. Essa ação fortalece a fruticultura no Tocantins”, ressaltou.
Durante a visita, o pesquisador da Embrapa Agrobiologia, Raul Castro Carrielo Rosa, ministrou palestra sobre o cultivo sustentável do maracujá.
No encerramento da expedição, o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos, avaliou positivamente as atividades realizadas. “Finalizamos esta 2ª edição da Rota da Fruticultura muito satisfeitos. Foi uma oportunidade de troca de experiências entre técnicos e produtores nas propriedades visitadas, evidenciando o potencial diversificado que o Tocantins possui para a fruticultura”, destacou.
Expedição
A Rota da Fruticultura é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Seagro, da Adapec e parceiros, com o objetivo de incentivar a produção frutífera no Estado, fortalecendo a agricultura familiar e empresarial e ampliando as oportunidades de renda no campo.
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





