

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), participa, em Nova York, nos Estados Unidos, da Semana do Clima 2025 e da 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A delegação sergipana, liderada pela secretária de Estado do Meio Ambiente, Deborah Menezes Dias, integrou painéis, reuniões bilaterais e encontros estratégicos com autoridades, especialistas, organizações internacionais e representantes de governos subnacionais. O objetivo é ampliar parcerias e fortalecer a cooperação técnica em torno da agenda climática global.
Entre os dias 19 e 24 de setembro, Sergipe esteve presente em atividades oficiais da Assembleia da ONU, e em eventos estratégicos da programação, como: Brazil Climate Summit New York, Sustainability Soirée – Pré-Semana do Clima em Nova York, The Ocean Awakens, Who Will Lead? (The Climate Reality Project), Risk and Resilience Summit e Global Forum 2025.
Durante os encontros, o Estado apresentou suas riquezas ambientais, como o maior percentual de manguezais urbanos do país, além da Caatinga e da Mata Atlântica, biomas estratégicos para a biodiversidade. Também foram destacados programas como o Conservar-SE, voltado ao reflorestamento e à arborização urbana, e o Dialogar, que promove educação ambiental crítica em comunidades tradicionais e escolas públicas.
Outros pontos enfatizados foram os projetos de restauração ambiental, transição energética e a implementação de políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao Acordo de Paris. Segundo a secretária Deborah Menezes Dias, Sergipe está comprometido em aliar preservação ambiental, geração de emprego e inovação, criando condições favoráveis a investimentos verdes e parcerias internacionais. Ela destacou que a participação em encontros internacionais é uma oportunidade estratégica para reforçar o compromisso coletivo no enfrentamento da crise climática e abrir caminhos para um desenvolvimento mais justo e sustentável.
“Sergipe se destaca pela sua riqueza ambiental. Estamos nos preparando para atrair investimentos sustentáveis por meio da revisão do nosso marco regulatório. O objetivo é oferecer segurança jurídica, um ambiente favorável aos negócios verdes e, sobretudo, criar oportunidades que unam geração de emprego, inovação e preservação ambiental. Sergipe está aberto a parcerias. Quem deseja investir em nosso estado encontrará um território comprometido com a sustentabilidade e pronto para acolher iniciativas transformadoras. Este encontro é uma oportunidade fundamental para reforçarmos o compromisso coletivo no enfrentamento da crise climática e, ao mesmo tempo, abrirmos caminhos para um desenvolvimento mais justo e sustentável. Convido todos a conhecerem mais sobre nossos principais projetos. Disponibilizamos um material com QR Code que reúne informações e oportunidades de colaboração.”
Diálogo internacional
Na segunda-feira, 22, em Nova York, a Semac participou da abertura da sessão de debates da 80ª Assembleia Geral da ONU, que contou com o discurso da ministra do Meio Ambiente do Brasil, Marina Silva. A presença do estado reforça o compromisso de Sergipe com a agenda climática global e o fortalecimento de parcerias internacionais.
Já na terça-feira, 24, a Semac participou do Americas’ Ministerial 2025, evento organizado pela Coalizão Under2, a maior rede global de estados, regiões, províncias e outros governos subnacionais comprometidos em alcançar emissões líquidas zero até 2050. O encontro reuniu líderes da América do Norte e do Sul para troca de estratégias, cooperação e aceleração da ação climática, destacando o papel dos governos subnacionais na implementação do Acordo de Paris. Durante os encontros, a delegação sergipana contou também com a participação do secretário executivo Samir Souza Felipe e da assessora especial Ivana Sobral, que integraram as atividades e contribuíram para o diálogo com outros entes subnacionais.
De acordo com Rolf Baterman, representante brasileiro da Coalizão Under2, o evento foi fundamental para estabelecer conexões entre estados de diferentes países, incluindo Brasil, Estados Unidos, México e Canadá. Segundo ele, foram discutidos financiamento climático e investimentos necessários para levar ações de adaptação e soluções baseadas na natureza até as pessoas. “O estado de Sergipe se destacou como um parceiro estratégico nas conexões e nas futuras parcerias que serão construídas”, afirmou.
A participação do estado abriu espaço para diálogos com autoridades internacionais, como a secretária do Departamento de Meio Ambiente dos Estados Unidos, Serena McIlwain; o ex-governador do Estado de Washington, Jay Inslee; e o secretário de Transportes da Califórnia, Toks Omishakin.
Semana do Clima
A Semana do Clima de Nova York (Climate Week NYC) é um dos principais encontros globais sobre mudanças climáticas, realizada anualmente em paralelo à Assembleia Geral da ONU. Este ano, o principal evento de ação climática do mundo está sendo realizado entre os dias 21 e 28 de setembro, reunindo líderes políticos, empresariais e da sociedade civil para discutir metas de redução de emissões, mecanismos de financiamento e soluções inovadoras para a crise climática.
Organizada pelo Climate Group, a edição de 2025 conta com centenas de atividades em toda a cidade, funcionando como um espaço de articulação estratégica antes da COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA), e reforçando a importância da ação conjunta entre governos, setor privado e sociedade para acelerar a transição sustentável.












Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





