

Neste sábado, 4, o Teatro Tobias Barreto foi palco de um espetáculo que conquistou o público sergipano: o concerto K-Symphony, apresentado pela Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse). Sob a regência do maestro Guilherme Mannis, a orquestra proporcionou uma experiência única ao unir a música sinfônica com grandes sucessos da cultura musical sul-coreana. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com patrocínio do Banese Card.
O programa trouxe arranjos de obras que marcaram a expansão mundial do K-pop, como Gangnam Style, de Psy, e Dynamite, do grupo BTS, além de sucessos mais recentes como APT., de Bruno Mars e ROSÉ. Também integraram a apresentação músicas da animação K-pop Demon Hunters e trilhas de doramas consagrados, entre eles Goblin e Pousando no Amor. Para tornar a experiência ainda mais completa, o concerto contou com projeções em telão de videoclipes e trechos de produções coreanas, transformando a tarde em um espetáculo multimídia envolvente.
Para o diretor artístico e regente titular da Orsse, Guilherme Mannis, o segundo concerto do K-Symphony reforçou o papel da orquestra em aproximar novos públicos da música sinfônica.“Foi emocionante ver o Teatro Tobias Barreto cheio novamente, com tantas crianças e jovens celebrando conosco. Esse concerto foi pensado especialmente para o público infantojuvenil e mostrou toda a riqueza dos instrumentos da Orsse em arranjos belíssimos de canções coreanas. Um momento de grande conexão entre gerações”, ressaltou.
O idealizador do projeto e contrabaixista da Orsse, Jair Maciel, destacou que a receptividade do público foi o grande incentivo para uma nova apresentação do K-Symphony. “Foi o carinho do público que nos trouxe de volta para este segundo concerto, inclusive com uma nova música escolhida a pedido deles. É emocionante ver jovens que buscam cultura, diversão e boa música”.
Para a musicista Victoria Carolinne, participar do concerto foi uma experiência especial, marcada pelo ineditismo. “Esse repertório estava muito distante daquilo que normalmente vemos em Sergipe e nas orquestras em geral. A Orsse foi pioneira ao realizar um concerto sinfônico dedicado ao K-pop, atraindo um público totalmente novo. A nossa maior alegria é perceber que a música consegue unir gerações e é uma satisfação imensa fazer parte deste projeto”, afirmou.
Público aprova
O concerto reuniu uma plateia diversificada, com destaque para o público jovem que lotou o Teatro Tobias Barreto. Fãs de K-pop e admiradores das produções coreanas celebraram a oportunidade de ouvir seus ídolos e trilhas favoritas em versões sinfônicas. O casal Alexandre Dória e Arthur Gomes aproveitou a nova sessão do concerto para viver a experiência de perto. Alexandre, que tem mais afinidade com a música clássica, contou que ficou curioso com a repercussão da primeira apresentação e decidiu não perder a oportunidade desta vez. “Eu queria ter vindo na sessão anterior, mas não consegui. Quando surgiu esta segunda chance, fiz questão de estar aqui”, afirmou. Já Arthur destacou a expectativa antes do espetáculo. “Eu estava bem ansioso e amei cada momento. Foi incrível”, completou.
As amigas Maria Eduarda, de 14 anos, e Carla Gabriela, de 15, viveram experiências marcantes durante o concerto. Para Carla, que assistiu à Orsse pela primeira vez, a expectativa foi grande. “Eu estava muito ansiosa por ser a minha primeira vez em um concerto e também porque sou apaixonada por K-pop. Foi ainda melhor do que eu imaginava, uma experiência que quero repetir muitas vezes”.
Já Maria Eduarda, que já prestigiou a orquestra em outras ocasiões, destacou a alegria de ver a Orsse se aproximando das novas gerações. “É muito especial acompanhar um concerto que consegue atrair tantos jovens. Isso mostra como a música pode se renovar e abraçar diferentes públicos”, afirmou.
Também vivendo a experiência de assistir a um concerto da Orsse pela primeira vez, Júlia Alves, de 13 anos, não escondeu a empolgação. Ela contou que é apaixonada por música e ficou surpresa com a novidade em Sergipe. “Achei incrível a ideia de trazer o K-pop e as trilhas de doramas para o teatro. Foi muito legal ver como a orquestra conseguiu atrair tantos jovens para o Tobias Barreto. É um jeito diferente e especial de curtir a música”, destacou.
Já a nutricionista Carol Machado levou o filho de poucos meses para acompanhar a tarde musical no Teatro Tobias Barreto e destacou a importância da iniciativa para aproximar o público da música sinfônica.“É fantástico este tipo de concerto, porque abre as portas para que mais pessoas conheçam a orquestra e passem a frequentar o teatro. São oportunidades que sempre valem a pena e enriquecem nossa vivência cultural”, ressaltou.
























Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





