

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) se apresentará em Maringá na próxima quarta-feira (15), às 20h, no Teatro Calil Haddad, com entrada gratuita O teatro tem capacidade para 758 lugares e os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada, uma hora antes da apresentação.
O concerto integra a agenda estadual da orquestra e promete uma noite de celebração aos grandes mestres do período clássico. O programa reúne quatro obras emblemáticas: a “Música Aquática: Suíte nº 2 em Ré Maior”, de George Frideric Handel, composta originalmente para apresentações ao ar livre nas cortes inglesas; a “Abertura da ópera Armida”, de Franz Joseph Haydn; a “Abertura de As Criaturas de Prometeu”, de Ludwig van Beethoven; e a “Sinfonia nº 35 em Ré Maior, K. 385 – Haffner”, de Wolfgang Amadeus Mozart, uma das mais conhecidas e celebradas do compositor austríaco.
O concerto será regido pelo maestro convidado Alexandre Brasolim, que também integra a Orquestra Sinfônica do Paraná. Ele destaca a importância de levar a música sinfônica a diferentes regiões do Paraná.
“Normalmente temos muitas apresentações na Região Metropolitana de Curitiba, mas acho fundamental levar os concertos a outras cidades que não estão tão próximas da Capital. Sair das quatro paredes do Teatro Guaíra e levar a nossa música para pessoas que nem sempre podem vir até Curitiba é muito importante, porque a orquestra é de todos os paranaenses. E poder estar em Maringá, a cidade canção, será de uma alegria imensa”, afirma Brasolim.
A apresentação faz parte do projeto Guaíra para Todos, iniciativa que busca democratizar o acesso à cultura em todo o Paraná. O programa leva espetáculos de teatro, dança e música a diversas regiões do Estado, com o objetivo de formar novas plateias e aproximar o público da produção artística paranaense.
“O Teatro Guaíra tem a missão de aproximar a cultura de todos os paranaenses, e o projeto vem cumprindo esse papel. Levar a Orquestra Sinfônica do Paraná para esta apresentação em Maringá é uma forma de reafirmarmos que a arte deve estar em todos os lugares e ser apreciada por todos”, destaca Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.
Com 40 anos de trajetória, a OSP já ultrapassou mil apresentações dentro e fora do Paraná, reunindo um repertório de mais de 900 obras catalogadas. Apenas em 2024, a orquestra alcançou mais de 90 mil pessoas, reafirmando seu papel como um dos principais conjuntos sinfônicos do Brasil.
Serviço:
Orquestra Sinfônica do Paraná em Maringá
Data: 15 de outubro de 2025 (quarta-feira) às 20h
Local: Teatro Calil Haddad – Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500 – Zona 04, Maringá
Entrada gratuita
Classificação: 12 anos
Maestro convidado: Alexandre Brasolim
Programa:
GEORGE FRIDERIC HANDEL (1685-1759)
Música aquática: Suíte n°2 em ré maior, HWV 349
FRANZ JOSEPH HAYDN (1732-1809)
Armida, Hob. XXVIII:12: Abertura
LUDWIG VON BEETHOVEN (1770-1827)
As criaturas de Prometeu: abertura da ópera
WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)
Sinfonia n° 35 em ré maior, K. 385 “Haffner”.
Amazonas Carnaval na Floresta 2026 encerra com Carnaboi lotado e início oficial dos preparativos para o Festival de Parintins
Cuiabá - MT Escola Municipal de Música contará com coral infantil e coral de servidores públicos
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças Mín. 20° Máx. 28°





