

Fotos: Roberto Zacarias/ SECOM GOVSC
A 40ª Oktoberfest começou nesta quarta-feira, 8, em Blumenau, com a presença do governador Jorginho Mello. A festa de tradição germânica promove o turismo, o comércio e a cultura durante 19 dias de evento. Estão previstos 330 shows e um público de 500 mil pessoas até o dia 26 de outubro.
“Essa festa é uma festa internacional, uma festa que as pessoas sabem do sucesso dela, da segurança dela. Nem começou a festa direito, e a polícia já prendeu gente por meio do reconhecimento facial. Então, Santa Catarina mostra mais uma vez que é um estado seguro, Blumenau é uma cidade que nos encanta, encanta todas as pessoas que vêm para cá. Vai ser uma animação, vai ser uma festa da família, dos amigos, uma festa que traz renda para Blumenau, para os hotéis, para as pousadas, para os restaurantes, enfim, uma festa que se consolidou, nacional e internacionalmente, e nós damos muito valor para ela, porque ela começou para ajudar pessoas. Então isso é fundamental, ela tem um objetivo, é melhorar a vida das pessoas”, disse o governador Jorginho Mello, que também participou da sangria do 1º barril de chope da festa, uma tradição do evento.
Antes da abertura oficial na Vila Germânica, cerca de três mil pessoas tomaram a rua XV de novembro com trajes típicos, no desfile de abertura da Oktoberfest. Este ano, o Governo de Santa Catarina investiu R$ 600 mil na realização da festa.

“Blumenau está muito feliz, eu acho que nunca vimos e nunca tivemos um governador do estado tão atuante aqui para a nossa cidade. Isso orgulha o nosso povo. E mais uma vez na festa, desde todos os preparativos, o Governo do Estado através das suas secretarias, a Secretaria de Turismo muito atuante e a parceria com a Secretaria de Segurança Pública, as forças de segurança pública atuando aqui e isso para tornar a Oktoberfest a festa mais segura do Brasil. Nós temos aqui uma grande parceria com o nosso governador Jorginho Mello e toda a equipe, por isso que Blumenau está despontando, por isso que Blumenau tem essa importância tão grande no cenário nacional, porque é muito bem reconhecida pelo Governo do Estado”, disse o prefeito de Blumenau, Egídio Ferrari.
A edição de Blumenau é a segunda maior Oktoberfest do mundo e a maior das Américas, ficando atrás apenas da Oktoberfest de Munique, na Alemanha. A festa apresenta sua cultura através da gastronomia típica, das bandas germânicas e na diversidade de cervejas e chopes.

“Seguindo a diretriz do nosso governo de trabalhar de forma a proporcionar o turismo de Santa Catarina nas quatro estações, a Oktoberfest vem pra celebrar a Estação Primavera, que é a estação das festas catarinenses. É a segunda maior Oktoberfest do mundo, catarinense e com esse sucesso no mundo. Deus foi muito bom conosco, não deu chuva, público maravilhoso e atração de turistas incrível. Para nós que promovemos, que trabalhamos, que defendemos o turismo, trabalhar com o Oktoberfest é um prazer”, comemora a secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif.
A primeira edição da festa ocorreu em 1984 com público de 102 mil pessoas em 10 dias de evento. O festejo teve origem após duas grandes enchentes, ocorridas em 1983 e 1984 que ocasionaram grandes perdas para a população do Vale Europeu. Assim, a Oktoberfest foi um marco para a reconstrução do município.

Amazonas Carnaval na Floresta 2026 encerra com Carnaboi lotado e início oficial dos preparativos para o Festival de Parintins
Cuiabá - MT Escola Municipal de Música contará com coral infantil e coral de servidores públicos
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças Mín. 20° Máx. 28°





