

O Conselho Estadual de Cultura do Piauí (CEC-PI), órgão consultivo e normativo responsável por orientar as políticas culturais do Estado, completa 60 anos de criação no próximo domingo (12). As comemorações iniciaram nesta quarta-feira (8), com uma sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), proposta pelo deputado estadual Fábio Novo.
Durante a homenagem, o parlamentar destacou a importância histórica do Conselho, considerado o primeiro do gênero criado no Brasil. “A instituição que completa 60 anos é responsável hoje pelo tombamento de todas as obras materiais e imateriais do Estado. É também quem norteia a política do Patrimônio Vivo, que reconhece artistas e associações com auxílio mensal. O Conselho tem sido essencial para a valorização e preservação da nossa cultura”, afirmou o deputado.

O presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nelson Nery, ressaltou o caráter plural e dinâmico da instituição ao longo de seis décadas. “O Conselho nunca é algo apenas formal. Ele é formado por pessoas que representam segmentos sociais e, principalmente, ideias. O grande mérito do Conselho é se reciclar, sonhar com o amanhã e multiplicar a cultura, mesmo diante das dificuldades. Fazer cultura é um ato de resiliência e é isso que o Conselho tem representado nesses 60 anos”, destacou.
O secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim, também participou da solenidade e enfatizou o trabalho conjunto entre a Secult e o Conselho na execução de políticas e ações culturais em todo o Estado. “O Conselho tem sido parceiro em diversas iniciativas, como o retorno do projeto Boca da Noite, no Espaço Osório Júnior, no Theatro 4 de Setembro, e a Feira na Praça, que ocorre aos domingos na Praça Pedro II. Estamos ampliando esses esforços com a implantação de Casas de Cultura em municípios como Gilbués e Paulistana”, pontuou o secretário.
A cerimônia contou com a presença de autoridades e representantes de diversas instituições culturais e acadêmicas, entre eles: Fides Angélica Ommati, presidente da Academia Piauiense de Letras; o desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, representando a Academia de Letras da Magistratura Piauiense; Ramon Patrese, presidente da Comissão de Cultura e Arte da OAB-PI; Antônio José Medeiros, escritor e ex-deputado federal; Carlos Alberto Pereira da Silva, presidente do Conselho Estadual de Educação; além de conselheiros, gestores culturais e familiares de ex-presidentes do Conselho.
Entre as atribuições do Conselho Estadual de Cultura estão a orientação das atividades culturais do Estado, a defesa do patrimônio cultural e a promoção da difusão da cultura piauiense. A sede do órgão, localizada no bairro Vermelha, zona Sul de Teresina, abriga uma biblioteca com acervo de cerca de seis mil livros, auditório e centro de informática. O espaço é também aberto à comunidade, servindo de palco para eventos sociais e culturais.
Amazonas Carnaval na Floresta 2026 encerra com Carnaboi lotado e início oficial dos preparativos para o Festival de Parintins
Cuiabá - MT Escola Municipal de Música contará com coral infantil e coral de servidores públicos
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças Mín. 20° Máx. 28°





