

Sob um sol de 40 graus e um calor humano ainda mais intenso, as ruas do centro histórico de Cuiabá voltaram a pulsar vida neste sábado (11), em mais uma edição da Feira do Centro. A cada acorde do grupo Choro de Rua ou batida dos Lambadeiros de Elite, o público se deixava levar pelo som, pela alegria e pela redescoberta dos espaços que, por tanto tempo, estiveram esquecidos.
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura e da de Turismo, vem insistindo em devolver às ruas históricas o brilho de outros tempos. A iniciativa da Feira no Centro, agora realizada no Calçadão da Galdino Pimentel, transformou o sábado em um encontro de música, gastronomia, livros, artesanato e boas conversas. “O Choro de Rua* é um movimento voluntário de músicos profissionais e amadores que amam o choro brasileiro e acreditam que ele deve estar nas praças, nas ruas, no coração das cidades”, contou Andréu Moraes, representante do grupo, entre acordes de flauta e aplausos animados.
O público respondia com sorrisos. “Eu trabalho no centro e me surpreendi quando cheguei. Achei lindo ver o movimento, o som, os livros na calçada. Isso muda completamente a percepção de quem caminha por aqui”, disse Tamires Soares, mestranda em Geografia pela UFMT.
Os lojistas também perceberam o impacto. “O movimento hoje está bem acima do normal. Desde que começou esse projeto, a rua vem ganhando mais vida e novos públicos. Hoje a venda melhorou, e a gente vê gente curiosa entrando nas lojas”, contou Rafael Marlos, proprietário de uma loja de moda.
Para o secretário de Cultura, Jhonny Everson, o esforço é conjunto: “Temos buscado parceiros culturais que acreditam nesse processo de revitalização. A ideia é transformar o centro em um palco permanente de arte e convivência.” Já o secretário de Turismo, Fernando Medeiros, reforçou o papel da iniciativa: “Queremos que as pessoas redescubram o centro, valorizem o comércio local e se sintam parte dessa história.”
E, entre os acordes de chorinho, o som dos passos e o burburinho das conversas, a sensação era de recomeço. O centro histórico de Cuiabá respira novamente, quente, vivo e cheio de vida, como a própria alma cuiabana.
Amazonas Carnaval na Floresta 2026 encerra com Carnaboi lotado e início oficial dos preparativos para o Festival de Parintins
Cuiabá - MT Escola Municipal de Música contará com coral infantil e coral de servidores públicos
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças Mín. 20° Máx. 28°





