

O fim de semana do Dia das Crianças foi especial no Centro Cultural Teatro Guaíra. Mais de 4 mil pessoas assistiram ao espetáculo “Lendas Brasileiras” no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) no sábado (11) e no domingo (12). Criada pelo Balé Teatro Guaíra, em parceria com a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), a montagem é sucesso de público desde sua estreia, em 2022. Neste ano, a OSP contou com a regência do maestro convidado José Soares.
Com direção-geral de Luiz Fernando Bongiovanni, diretor do Balé Teatro Guaíra, texto e dramaturgia do diretor de teatro e autor Edson Bueno, trilha sonora original do compositor Alexandre Guerra e iluminação de Valdevino Guerreiro, o espetáculo reúne dança, teatro, música ao vivo e contação de histórias para mergulhar nas raízes do folclore nacional. A narrativa passa por cinco lendas da cultura popular brasileira: “Mula Sem Cabeça”, “Jaci e a Lenda da Vitória-Régia”, “Caipora”, “Boto Cor-de-Rosa” e “Boitatá”.
“O principal é ver a alegria das crianças, que a cada ano se renova. Tem pessoas que já vieram assistir muitas vezes e esperam essa época do ano para voltar. Poder compartilhar um pouco da nossa cultura é muito importante”, disse Bongiovanni. “O folclore e a cultura popular dão contorno à nossa brasilidade, que muitas vezes é quase sufocada pela conexão global. A gente acaba esquecendo um pouco da nossa terra e das nossas raízes, então fico muito feliz com esse projeto”.
A cenografia e os figurinos, inspirados nas pinturas de Anita Malfatti, são assinados por Ricardo Garanhani, integrante da G2 Cia. de Dança, grupo master do Teatro Guaíra. Desde 2024, ele também interpreta o “Senhor das Lendas”, narrador que conduz o público ao universo mágico do folclore brasileiro. “Fazer um espetáculo para as crianças, que são o futuro, é algo muito especial. Ter a oportunidade de dar vida ao Senhor das Lendas agora é uma maravilha”, afirmou Garanhani, que tem mais de 30 anos de trajetória no Teatro Guaíra.
ENCONTRO DE PERSONAGENS– Após as apresentações, as crianças puderam interagir e tirar fotos com os personagens do espetáculo no foyer do Guairão. “É muito legal esse encontro depois porque é quando a gente vê exatamente o quanto o espetáculo toca as pessoas e o quanto elas ficam emocionadas, elas trazem esse retorno pra gente”, contou Garanhani.
A administradora Andrea Ribeiro levou as sobrinhas Antonella e Catarina, de 7 e 5 anos, para assistir à apresentação no domingo (12). Foi a primeira vez das meninas no Teatro Guaíra. “Ficamos encantadas com o espetáculo, tanto eu quanto elas. Foi inimaginável, eu realmente não esperava gostar tanto. Foi lindo, muito especial”, afirmou.
Marcelo Dias da Silva assistiu ao espetáculo com a esposa e a filha. “O espetáculo é belíssimo, uma produção incrível, com cenografia encantadora e regência preciosa do José Soares. Foi um espetáculo muito lúdico, era fácil ver o encantamento das crianças observando as cenas. Só tenho elogios”, afirmou.
Este foi o terceiro ano em que Bruna Gonçalves Santin assistiu “Lendas Brasileiras” com a filha, Helena, de 7 anos. “Todos os anos ela pede para vir, ela não fica sem. A interação da dança com os personagens é fantástica, encanta a todos”, disse Bruna. “Eu adorei, as meninas e os meninos foram muito bem”, completou Helena.
Amazonas Carnaval na Floresta 2026 encerra com Carnaboi lotado e início oficial dos preparativos para o Festival de Parintins
Cuiabá - MT Escola Municipal de Música contará com coral infantil e coral de servidores públicos
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças Mín. 20° Máx. 28°





