

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), realizou nesta segunda-feira, 13, a Capacitação Intersetorial para o Desenvolvimento das Ações do Programa Saúde na Escola (PSE). A iniciativa tem como objetivo promover a integração entre as equipes de Saúde e Educação, fortalecendo o planejamento e o aperfeiçoamento das práticas voltadas ao bem-estar dos estudantes da rede pública.
O encontro, que reuniu gestores e professores da Rede Estadual de Ensino, além de coordenadores municipais do PSE, faz parte de uma série de formações regionais que serão realizadas até o fim do ano. A expectativa é capacitar cerca de 350 profissionais, divididos em sete turmas, totalizando 56 horas de formação.
De acordo com o coordenador do Programa Saúde na Escola pela SES, Rodrigo Lopes, o encontro marcou o início de um ciclo de capacitações que irá contemplar todas as regionais de saúde do estado. “Esse é o primeiro de vários encontros que vamos realizar até o final do ano. O objetivo é compreender as dificuldades e potencialidades dos municípios, orientar sobre o monitoramento das ações e fortalecer o desenvolvimento do programa no território”, explicou.
Ainda segundo Rodrigo Lopes, o PSE abrange diversos eixos temáticos, com destaque para esse biênio 2025/2026, nos eixos prioritários como situação vacinal, saúde mental, alimentação saudável e prevenção da obesidade, cultura de paz, prevenção das violências e acidentes e a saúde sexual e reprodutiva, que têm se mostrado as maiores demandas no ambiente escolar. “Nos eixos prioritários do programa, percebemos uma grande necessidade de abordar a saúde mental dos nossos estudantes. Essa formação também serve para lançar luz sobre tais temas e apoiar os profissionais na condução das atividades locais”, pontuou.
O coordenador do PSE pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), Emerson Oliveira, reforçou a importância da integração entre as políticas de saúde e educação. “O PSE nasceu com essa proposta de unir os dois setores, levando informações e cuidados para dentro das escolas. Quando garantimos saúde, garantimos também aprendizado e desenvolvimento cognitivo”, destacou.
A coordenadora do PSE pela Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro, Rebeca Santos, ressaltou o impacto prático do encontro. “É uma capacitação essencial, pois nos permite trocar experiências, compreender a realidade de cada município e alinhar o registro das ações. Só assim conseguimos comprovar o trabalho desenvolvido e fortalecer o programa”, afirmou.






Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





