

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial da Cultura (Secult), Companhia Estadual de Obras Públicas (Ceop) e Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), realizou, nesta semana, reuniões e visitas técnicas relacionadas às obras e iniciativas em andamento voltadas à restauração do Museu e Convento São Francisco, em São Cristóvão.
As ações também contaram com a participação da Fundação Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Sergipe e Arquidiocese de Aracaju, além de membros da equipe técnica do Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais do Iphan nacional.
O encontro teve como objetivo alinhar ações, debater o andamento dos projetos e fortalecer a cooperação entre os órgãos estaduais e federais envolvidos no processo de preservação de um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos e históricos de Sergipe.
De acordo com o superintendente de Patrimônio da Secult, Bira Rabelo, a visita reforça o compromisso do Governo de Sergipe com a restauração dos patrimônios do estado. “É fundamental essa visita técnica, com todas as equipes, para que possamos dar andamento a todo esse processo de revitalização de parte do Museu e parte do Convento”, afirmou.
Para o diretor técnico do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, Jorge Macklin, a visita representa um passo importante para a continuidade das obras de conservação. “Para nós, do Museu, é muito importante essa visita, pois esse processo de restauração é algo que aguardamos há um tempo. É com muita alegria que recebemos essa visita técnica, em poder debater e entender o processo e em que ponto está. Nossa instituição preserva o prédio e, junto com o Programa de Aceleração do Crescimento que está chegando, estaremos preservando o local por muito mais tempo, como deve ser”, destacou.
A assessora técnica da Secult, Venícia Rodomar, reforçou a importância da articulação entre os órgãos. “Estamos juntos à equipe da Funcap, analisando o projeto de restauração do Museu e do Convento São Francisco, na Praça São Francisco, considerada Patrimônio da Humanidade. Ao lado do Iphan, temos um compromisso pelo Programa de Aceleração do Crescimento - Patrimônio Cultural”, afirmou.
Segundo o superintendente do Iphan em Sergipe, Luiz Eduardo Oliva, a parceria entre o Governo do Estado e o órgão federal tem sido fundamental para a preservação do patrimônio cultural sergipano. “O Iphan Sergipe mantém várias obras pelo PAC e, em parceria com a gestão estadual, temos algumas. Uma equipe do Iphan Brasília veio observar o andamento das obras e com os recursos federais e estaduais, estaremos recuperando elementos culturais tão essenciais para o Museu e o Convento”, explicou.
Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





