

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da a Diretoria Operacional da Saúde (Dops), avança no fortalecimento da linha de cuidado ao paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC). Como parte dessa estratégia de fortalecimento da rede, a SES promoveu, nesta sexta-feira, 17, o 1º Simpósio de Conscientização sobre o AVC. O evento teve como proposta apresentar o Projeto Angels aos demais componentes da rede de urgência, reforçando o papel essencial da Central de Regulação de Urgências (CRU), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e da atenção hospitalar no atendimento aos pacientes com suspeita da doença.
Desde outubro de 2024, o Hospital Regional de Estância passou a integrar o Projeto Angels, uma iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim que tem como foco aprimorar o atendimento por meio da capacitação de equipes, implantação de protocolos de resposta rápida e monitoramento de resultados clínicos. O projeto apoia hospitais na estruturação de fluxos mais eficientes, reduzindo o tempo de resposta e melhorando os desfechos clínicos, com o objetivo de garantir que todo paciente com AVC receba tratamento adequado e em tempo hábil.
A diretora operacional da SES, Jurema Viana, destacou que o Acidente Vascular Cerebral é uma doença grave, que pode causar sequelas e levar à morte. “Esse encontro é uma oportunidade importante para ampliar o debate sobre o tema. Durante o simpósio, abordamos a importância da prevenção, discutindo os cuidados que cada pessoa pode adotar para reduzir os riscos. É essencial compreender como funciona a linha de cuidado, desde o momento em que o paciente apresenta os primeiros sinais, a ligação para o 192, o envio da viatura adequada e o encaminhamento rápido ao hospital para garantir o tratamento correto. Todo esse fluxo é decisivo para prevenir mortes e evitar sequelas”, pontuou.
A iniciativa também buscou integrar os diferentes serviços, garantindo um cuidado mais ágil, eficaz e humanizado. Durante o simpósio, foi apresentada a iniciativa Fast Heroes, voltada à conscientização sobre os sintomas do AVC e à importância da ação rápida, com uma metodologia educativa que envolve crianças e estimula a disseminação do conhecimento dentro das famílias.
Segundo o palestrante e consultor científico da Boehringer Ingelheim Alessandro Rômulo, toda a equipe multiprofissional vem se qualificando continuamente, participando de cursos, habilitações e atividades voltadas para aprimorar o atendimento dentro dessa linha de cuidado. “É uma grande conquista transformar a região de Estância em um território seguro contra o AVC, uma das doenças que mais mata e incapacita no mundo. O Hospital Regional de Estância já está preparado para atender pacientes com AVC. Para alcançarmos uma região realmente segura, precisamos da atuação conjunta de todos os protagonistas desse processo. A CRU e o Samu 192 Sergipe têm papel essencial, pois ele quem chega primeiro ao local, identifica os sinais, pré-notifica o hospital e garante o transporte rápido até o Regional de Estância”, ressaltou.
O trabalho que está sendo desenvolvido representa uma intervenção imediata e necessária porque o AVC exige rapidez. A janela de atendimento é de cerca de quatro horas e meia após o início dos sintomas. Por isso, é fundamental que a população saiba como agir. Ainda de acordo com Alessandro, o paciente com suspeita de AVC deve ser levado diretamente ao hospital, nunca a uma UPA ou unidade básica, pois isso inviabiliza o tratamento adequado. Este movimento é mais do que uma ação de saúde, é um pacto coletivo pela vida. Envolve conscientização, educação e mudança de hábitos.
Em Estância, os resultados já são visíveis. Com os treinamentos contínuos, as equipes da unidade vêm aprimorando o manejo e o cuidado aos pacientes com diagnóstico de AVC, é o que abordou o médico e diretor assistencial do HRE, Bruno Lima. “Desde então, temos alcançado casos revertidos, atendimentos realizados dentro do tempo terapêutico e histórias transformadas por meio da recuperação precoce e da reabilitação. A implantação desse protocolo não só qualificou a assistência, mas, também, consolidou o compromisso da equipe em oferecer um cuidado eficiente e humanizado. Cada paciente atendido representa uma vitória e reforça a importância de um atendimento rápido e qualificado”, concluiu.





Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





