

Na tarde de quinta-feira (16), às vésperas da 45ª edição do Círio de Nazaré em Marabá, foi realizada a cerimônia oficial de entrega do painel de pinturas que retrata a trajetória do evento religioso na cidade. A solenidade aconteceu na Folha 16 e contou com a presença do prefeito Toni Cunha, do bispo da Diocese de Marabá, Dom Vital Corbellini, padres, e dos vereadores Márcio do São Félix e Jimmyson Pacheco.
O prefeito Toni Cunha destacou a importância de valorizar a fé e as tradições religiosas que fazem parte da identidade marabaense.
“É um momento especial. Estamos às vésperas do Círio de Marabá, um tempo de muita energia e fé. Tudo o que pudermos fazer para reverenciar Nossa Senhora de Nazaré e essa devoção tão viva em nosso povo, nós faremos. O Bino fez um mural lindo, próximo ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, e queremos tornar esse espaço cada vez mais bonito para quem acredita, busca suas graças e milagres. O Círio é uma das maiores expressões do bem e da fé para nós, paraenses e marabaenses”, afirmou.





O bispo diocesano de Marabá, Dom Vital Corbellini, ressaltou o valor histórico e espiritual da obra.
“Sem dúvida, este painel marca o aspecto histórico de uma caminhada de 45 anos, iniciada justamente aqui, onde nasceu o Círio de Marabá, hoje reconhecido como patrimônio imaterial do município. Louvamos a Deus por essas pinturas, feitas para o louvor e glória divina. Que todos possam contemplar e respeitar essas imagens, que expressam o amor e a fé em Jesus Cristo, por meio de Maria”, declarou o bispo.



Já o padre Denir Robson de Souza, pároco do Santuário de Nazaré, relembrou o início do projeto e a parceria com o artista.
“Para nós, é motivo de grande alegria inaugurar essa obra de arte. Quando me reuni com o Bino, há alguns meses, pensamos em uma arte que representasse a história desses 45 anos do Círio. Ele apresentou um projeto muito bonito, que logo encantou a todos. Com o apoio do prefeito Toni Cunha e da Prefeitura, conseguimos concretizar essa ideia, e hoje celebramos essa inauguração junto com o nosso bispo. É um momento simbólico e muito bonito para Marabá”, contou o pároco.


O painel ocupa cerca de 70 metros de extensão, distribuídos em sete módulos, cada um com uma simbologia diferente, mas que se conectam de forma cronológica. Toda a obra é de autoria do artista visual Bino Sousa e expressa, em cores e formas, os símbolos mais marcantes da festa religiosa que há 45 anos move multidões em Marabá. A iniciativa é da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em parceria com a Prefeitura, por meio das Secretarias de Viação e Obras Públicas (Sevop) e de Educação (Semed), que cedeu o muro da Escola Salomé Carvalho.
Segundo Bino, a inspiração veio da fé e das histórias que moldaram o Círio ao longo das décadas.
“Foi um trabalho intenso, de praticamente 30 dias, feito sob orientação do padre Denir e com o apoio da Prefeitura. O mural conta a história do Círio por meio de imagens que emocionam e retratam essa trajetória de fé. Uma das figuras mais fortes é a irmã Neves, grande protagonista do início do Círio. Busquei inspiração também em músicas religiosas, para que as pessoas sintam emoção e conexão espiritual ao verem essas imagens”, explicou o artista.



Uma das novidades do painel é a berlinda com detalhes em ferro e acabamento tridimensional. O objetivo é que os fiéis possam amarrar fitinhas com pedidos e agradecimentos à Nossa Senhora, tradição comum em Belém e em outras festas católicas pelo país, mas inédita no Círio de Marabá.
A ideia partiu de uma conversa entre o artista e sua esposa, Susana Sampaio, uma das idealizadoras do projeto.
“Tivemos essa ideia juntos, pensando em algo simbólico e participativo. As fitinhas representam nossos sonhos, desejos e agradecimentos. Trouxemos essa proposta ao padre Denir e ele adorou. Agora, os fiéis poderão amarrar suas fitas na berlinda do muro, e o bispo abençoou o espaço, tornando-o parte viva da nossa religiosidade”, contou Susana.


A população também aprovou a iniciativa. A moradora Ivanete Ferreira, de 55 anos, se emocionou ao visitar o local.
“É a primeira vez que vejo uma obra de arte tão bonita. Tenho certeza de que o Círio será ainda mais emocionante. É impossível olhar para essas imagens, que retratam a história do Círio, e não se emocionar. É como reviver tudo o que essa festa representa para nós”, disse.


O painel se transforma não apenas em uma homenagem artística, mas em um símbolo de fé, memória e pertencimento do povo católico, para que cada marabaense reviva a história do Círio de Marabá, agora eternizado nas cores da arte.









Texto: Sávio Calvo
Fotos: Bill Washington e Sávio Calvo
The post Círio 2025: Folha 16 ganha painel de pinturas em homenagem ao Círio appeared first on Prefeitura de Marabá .
Amazonas Carnaval na Floresta 2026 encerra com Carnaboi lotado e início oficial dos preparativos para o Festival de Parintins
Cuiabá - MT Escola Municipal de Música contará com coral infantil e coral de servidores públicos
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças Mín. 20° Máx. 28°





