

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com inscrições abertas para o Seminário de Atualização do Plano de Ação Estadual para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE-SE), promovido nos dias 30 e 31 de outubro pelo Programa de Ação Contra a Desertificação, Efeitos da Seca e Revisão dos Planos Estaduais (Proades), no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Campus do Sertão, localizado em Nossa Senhora da Glória.
O evento busca fortalecer estratégias de enfrentamento à desertificação e aos efeitos da seca no estado, reunindo instituições, especialistas e gestores públicos para troca de experiências e atualização de políticas públicas voltadas à sustentabilidade do semiárido sergipano. Os interessados podem garantir a participação gratuitamente por meio do site oficial do Proades ( www.proades.com.br/inscricoes ).
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe, Deborah Dias, reforça a importância do seminário para o estado. “A realização deste seminário é fundamental para que possamos revisar e atualizar nosso Plano Estadual de Combate à Desertificação, traçando estratégias concretas para enfrentar os efeitos da seca e promover a sustentabilidade no semiárido sergipano. A participação de gestores, especialistas e sociedade civil vai nos ajudar a alinhar ações locais com diretrizes nacionais e internacionais, garantindo resultados efetivos para Sergipe”, afirma.
Coordenado pela Univasf e financiado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o Proades está realizando a revisão dos Planos Estaduais de Combate à Desertificação (PAEs) em dez estados – Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – envolvendo as regiões Nordeste e Sudeste do país.
Com base em experiências anteriores, a atualização dos PAEs está sendo produzida a partir de diretrizes nacionais e internacionais, visando promover a construção coletiva com governos, sociedade civil e setor privado, alinhada à 30ª edição da Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA), em novembro deste ano.
Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





