

Mostra fotográfica inclusiva reuniu oito obras táteis sobre a cultura do guaraná e reforçou o compromisso da Secretaria de Cultura com a acessibilidade


A Biblioteca Braille do Estado do Amazonas inaugurou, nessa terça-feira (22/10), a exposição “A Rota do Guaraná”, uma experiência sensorial e inclusiva que encantou o público ao unir arte, tecnologia e acessibilidade. A mostra, idealizada pela fotógrafa e produtora cultural Aline Fidelix, trouxe ao espaço oito fotografias que retratam a cultura e o cotidiano do município de Maués, a “Terra do Guaraná” (distante 276 quilômetros de Manaus), em celebração aos 356 anos da cidade de Manaus, que será celebrado no dia 24 de outubro.
A exposição, realizada pelo Governo do Amazonas, por meio de Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, ficará disponível nesta quinta-feira (23/10) e no dia 29 de outubro no Bloco C do Sambódromo de Manaus, na avenida Pedro Teixeira, 2565, bairro Flores, zona centro-sul, das 9h às 17h. E também será exposta nos dias 30 e 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, durante a Feira de Livros do Sesc, ampliando o alcance da proposta e reafirmando o papel da arte como ferramenta de inclusão e celebração da identidade amazônica.


Cada obra pôde ser vista, tocada e ouvida. As imagens, originalmente não acessíveis, foram adaptadas pela equipe da Biblioteca Braille com versões táteis das fotos, legendas em tinta e em braille, além de QR Codes com audiodescrição. O resultado foi uma experiência completa e inclusiva, que permitiu às pessoas com deficiência visual conhecer e sentir as paisagens, os rostos e os símbolos do guaraná amazônico.
Adaptação e acessibilidade
Segundo o gerente da Biblioteca Braille, Gilson Mauro, a proposta reforça o compromisso histórico da instituição com a acessibilidade. “A nossa secretaria trabalha há 26 anos com acessibilidade. E como Manaus está completando 356 anos, achamos importante celebrar com uma exposição de fotos acessíveis. A Aline topou a ideia e nós trouxemos as oito fotos para cá. Todas foram passadas para o braille, com legenda e QR Code, para que as pessoas com deficiência visual pudessem participar e conhecer Maués”, destacou.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
O processo de adaptação das obras levou cerca de 12 dias e envolveu a colaboração de toda a equipe técnica da Biblioteca Braille.
As fotografias apresentadas foram produzidas por Bruno Kelly, Larissa Gainete, Aline Fidelix e Isabela Lorenzoni, retratando desde os cachos maduros do guaraná até o olhar das crianças e o trabalho dos agricultores de Maués.
Entre os títulos, destacam-se: “Olhos de Guaraná”, “Cacho de Guaraná Maduro”, “Guaraná torrado nas mãos do agricultor” e “Guaraná acolhido na mata”.
Visitante
A visitante Marselha Cauper, pessoa com deficiência visual e também artista, descreveu a experiência como algo inédito e transformador. “Para mim, visitar a exposição foi excelente. A pessoa cega, a primeira coisa que quer é ver uma fotografia, e isso geralmente não é possível. Mas com essa mostra, eu pude sentir com o toque o que a fotógrafa tentou transmitir. Quando passo a mão na imagem, consigo entender o que está acontecendo. É como se eu pudesse enxergar com as mãos”, contou emocionada.
Ela também destacou a importância de a acessibilidade ser um padrão em todas as mostras artísticas. “Foi a primeira vez que vivi isso em relação à fotografia. É maravilhoso poder imaginar a foto com o toque, e ainda ouvir a audiodescrição pelo QR Code. Espero que todas as exposições sigam esse caminho. Essa estava completa, tinha o braille, a descrição e o som. Mesmo sem enxergar as cores, pude sentir a imagem”, relatou.
Para a idealizadora Aline Fidelix, ver o projeto ganhar acessibilidade foi a realização de um sonho. “Quando pensei na ‘Rota do Guaraná’, queria mostrar a essência da encantaria e da cultura de Maués. Mas torná-la acessível, com a ajuda da equipe da Biblioteca Braille, deu um novo sentido à arte. Agora todos podem experimentar o guaraná com os olhos, com as mãos e com o coração”, finalizou.
Amazonas Carnaval na Floresta 2026 encerra com Carnaboi lotado e início oficial dos preparativos para o Festival de Parintins
Cuiabá - MT Escola Municipal de Música contará com coral infantil e coral de servidores públicos
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças Mín. 20° Máx. 28°





